CIDADE. CDL Santa Maria: 60 anos de história(s)
A entidade que, criada por “20 firmas”, é parte viva da economia municipal
Com texto e fotos da Assessoria de Comunicação da CDL Santa Maria
Às 16 horas de uma sexta-feira, em 28 de agosto de 1964, vinte empresários do comércio reuniram-se na Sala de Sessões da Associação Comercial de Santa Maria. Tais encontros eram comuns para a época e local, já que também abrigava o Sindicato do Comércio Varejista.
Mas tratava-se de uma reunião especial, que marcaria (e mudaria) a história da cidade. Nela, foi fundado o Clube de Diretores Lojistas de Santa Maria.
Das vinte “firmas”, ou “lojas a varejo” como se referia a própria ata de fundação, hoje poucas mantêm suas portas abertas, como as Lojas Eny, à época ainda chamada de “Casas Eny”, e “A Elegância Feminina”, hoje conhecida como “Elegância Center Shop”.
Outras permanecem bem vivas na lembrança dos santa-marienses, como a Casa Paris; Irmãos Ugalde, depois passada a Ugalde e Fração; Casas Roth, onde hoje funciona a Galeria Roth; e Casa Macedo, até pouco tempo atrás, a loja preferida de muitas crianças.
Entusiasmados com outros “clubes de diretores lojistas” do estado, esses vinte empresários fundaram seu próprio CDL (e aqui ainda com pronome masculino) com o objetivo de “promover a aproximação entre dirigentes de lojas a varejo, visando assim uma colaboração recíproca”; além claro de “criar clima propício à cooperação e à troca de experiências”; e, claro, “cooperar com as autoridades, associações de classe e entidades sociais em tudo que interesse diretamente às lojas a varejo”, entre outros.
O primeiro presidente foi Ângelo Rizzato, sócio-proprietário da Drogaria Rizzato, eleito já na oportunidade da fundação.
60 anos depois
Sessenta anos depois, a agora Câmara de Dirigentes Lojistas (já com pronome feminino) segue com os mesmos propósitos e preceitos estabelecidos na ata de fundação, primando pela aproximação e valorização do comércio local; cooperação e troca de experiências entre aqueles que atuam no setor; e atuação junto ao poder público e outras entidades do setor produtivo, em prol do desenvolvimento local e regional.
O presidente em exercício, após 34 gestões em seis décadas de existência, é Márcio Rabelo, que tem a CDL Santa Maria como uma das principais entidades representativas da região.
“A CDL tem impacto determinante no desenvolvimento econômico e comercial de Santa Maria, à medida que tem as suas ações e campanhas totalmente voltadas para contribuir com a melhoria da infraestrutura municipal e para o fomento da atividade econômica das empresas do comércio e serviços, setores que, juntos, representam em torno de 80% do PIB da cidade”, diz o presidente.
O “impacto determinante” citado por Rabelo vem do conjunto de ações e projetos que a CDL Santa Maria desenvolve, tanto junto aos lojistas, quanto à comunidade. Suas campanhas promocionais com o intuito de impulsionar as vendas no comércio local em datas comemorativas; os eventos realizados com foco na capacitação e qualificação de empreendedores; um mix de serviços capaz de dar suporte às demandas dos associados; além da luta da entidade por um ambiente mais competitivo e propício ao cenário sócio-econômico da cidade são os pilares dessa instituição que tem os olhos voltados para o associativismo e para desenvolvimento regional.
Campanhas de fomento
A CDL Santa Maria se confunde com a tradicionalíssima campanha Liquida Santa Maria, cuja próxima edição completa 25 anos. E possui, em sua história, outras campanhas marcantes, como a “50 anos, 50 prêmios”, alusiva ao cinquentenário da entidade.
Mas nos últimos anos, a CDL tem apostado cada vez mais nas campanhas de fomento ao comércio. Prova disso é a campanha “Natal Presente”, que teve início em 2022 e vai para sua quarta edição. Trazendo, desde então, um espetáculo de natal aberto ao público em seu lançamento, e tendo como prêmio principal um carro zero quilômetro, a campanha só cresce tanto em número de empresas participantes quanto em cupons emitidos.
Além disso, o calendário anual do comércio ganhou mais duas campanhas: “A Loja Preferida da Minha Mãe”, que teve sua segunda edição este ano, e “A Loja Preferida do Meu Pai”, com primeira edição em agosto de 2024. Ambas premiam papais e mamães com vales compras na própria loja que emitiu o cupom sorteado.
Essas iniciativas surgem como forma de fomentar as vendas do comércio local ao criar um atrativo extra e incentivar os consumidores de Santa Maria e região a escolherem as lojas participantes na hora de fazer suas compras nessas datas comemorativas. E, mesmo que não seja este o objetivo principal, as campanhas de fomento da CDL são também uma resposta às vendas online, que afetam cada vez mais as vendas de pequenas e médias empresas. Empresas familiares que são as verdadeiras responsáveis pela geração de emprego e renda.
“A gente cuida de tudo pra você cuidar do seu negócio”
Com esse slogan, a CDL hoje oferece um mix de serviços voltados a facilitar a vida dos associados. Uma carteira que começou apenas com a oferta de um bureau de crédito no final dos anos 60, agora compõem serviços como recrutamento e seleção; cobrança; certificação digital; assessoria jurídica; plano de saúde empresarial e familiar; medicina do trabalho; e até telefonia corporativa.
Além disso, a CDL possui inúmeros convênios que vão desde atendimento odontológico, até energia solar, passando pelas principais instituições de ensino superior da região. Em todas essas possibilidades, o associado garante benefícios e vantagens na contratação.
E dentre tudo que a CDL “cuida” para facilitar a vida do empresariado, estão também a oferta de palestras, cursos, workshops, realizados na própria entidade e, em sua grande maioria, sem custos para associados. Os temas são variados e vão desde gestão e liderança, até vendas online e oratória.
A CDL Santa Maria proporciona, também, momentos de troca de experiências, como o Café com o Associado e Business Networking. Iniciativas que buscam promover a interação entre empresas associadas e parceiros.
Outro projeto de destaque da CDL Santa Maria é o Oportuniza. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a CDL realiza encontros e palestras para alunos da Rede Municipal de Ensino, mais especificamente do EJA, sobre o comércio e seu mercado de trabalho, com dicas e direcionamentos importantes para que os mesmos possam se (re)colocar no mercado tão logo completem os estudos.
Representatividade
Depois das campanhas de fomento, essa talvez seja a razão pela qual todos conhecem a CDL Santa Maria: a representatividade. Unidas, as lideranças da CDL estão sempre de olho em pautas que interessam não só aos associados ou à categoria, mas à comunidade empresarial e os santa-marienses.
Ao longo das últimas décadas, a CDL Santa Maria luta por melhores condições de infraestrutura; por ações capazes de dar mais competitividade à economia local; e, principalmente, contra qualquer medida que possa prejudicar não só o ambiente de negócios da cidade, mas também à comunidade como um todo.
Junto de outras entidades, a CDL Santa Maria defendeu, mais recentemente, a reforma do Calçadão Salvador Isaia e a realização de um festejo natalino capaz de atrair visitantes à cidade. O combate à informalidade também é pauta recorrente junto aos órgãos competentes, inclusive culminando na campanha “O Barato Sai Caro: Diga Não ao Comércio Informal”.
E não é só junto às administrações municipais que a CDL busca ter voz ativa e representar o comércio local. Exemplo disso foram os esforços despendidos para que a UFSM retomasse o vestibular na cidade.
Hoje, as principais pautas da entidade são a duplicação da RSC-287 e a ampliação do Aeroporto Municipal. Bandeiras essas erguidas junto aos governos estadual e federal, respectivamente, e em parceria com outras entidades empresariais.
Mas representatividade não diz respeito apenas a reivindicações. Hoje, de maneira propositiva, a CDL faz parte da governança do InovaCentro, movimento que fomenta o ecossistema de inovação de Santa Maria, formada por três parques tecnológicos, quatro incubadoras, uma aceleradora, e mais de oitenta startups mapeadas.
A entidade também compõem o Conselho de Turismo (Contur), por entender a importância do tema para o desenvolvimento econômico de Santa Maria e região, e ocupa a vice-presidência da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (FAGV), a qual defende a categoria varejista de todo o Rio Grande do Sul, no que diz respeito a pautas políticas e desenvolvimentistas.
Os 60 anos da CDL Santa Maria
A CDL é uma entidade com muita história e muitas histórias. Pensando nisso, as comemorações alusivas ao aniversário carregam o nome “CDL Santa Maria: 60 anos de história(s)”.
Além de uma grande festa marcada para o dia 30 de agosto, no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores, o aniversário de 60 anos da CDL será marcado por uma série documental gravada com alguns personagens capazes de contar histórias marcantes da vida da entidade, sob suas perspectivas. A série será exibida nas redes sociais da CDL.
Curiosidades da CDL Santa Maria
- Com o advento dos cheques, a CDL firmou parceria, em 1969, com um bureau de crédito a fim de proteger os lojistas santa-marienses dos calotes cada vez mais frequentes. Tal modelo segue até hoje, porém, modernizado, claro.
- A entidade reflete a realidade do comércio ao ter metade de sua diretoria formada por mulheres lojistas, sendo uma delas, Marcia Gehm, ocupando a vice-presidência.
- Falando em mulheres, a presidente mais longeva da história da CDL é uma mulher: Marli Rigo. Ela assumiu o lugar de Ewerton Falk e depois foi reeleita duas vezes, sendo a única pessoa a presidir a entidade por cinco anos consecutivos.
- A confusão ao chamar a CDL de “o” CDL se dá pelo fato da entidade ter sido fundada como “o Clube” e passar a ser “a Câmara” só em 2003.
- A Avenida Pedro Saccol, no Distrito Industrial, é uma homenagem ao segundo presidente da CDL Santa Maria.
- De todas as lojas fundadoras da CDL Santa Maria, a única que permanece em funcionamento com a mesma finalidade é a Eny.
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