DestaqueSanta Maria

CIDADE. Pela valorização do Patrimônio Cultural, Prefeitura promove a “Rota das Casas Tombadas”

‘Mês da Cultura’ contempla ainda, entre outros eventos, o “Conecta Distrito”

Por Joyce Noronha (com Fotos de João Alves) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Em 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, e para marcar a data, a Prefeitura, pelo Mês da Cultura, promoveu, neste sábado (17), a Rota das Casas Tombadas. A atividade foi realizada por meio da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC), com apoio da Construtora Jobim. O tour gratuito ocorreu por ruas do Centro, em que arquitetos explicaram sobre o tombamento de edificações de Santa Maria e também sobre reformas e alterações feitas na área interna dos prédios.

“Cultura também é resgatar a memória e hoje, no dia do Patrimônio Cultural, optamos por fazer esta atividade para fazermos um resgate de Santa Maria a partir da arquitetura. E para mostrar que é importante e possível preservar edificações históricas, mesmo com modernizações, atualizações”, destacou a titular municipal de Cultura, Rose Carneiro.

O roteiro começou na Rua Professor Braga, 125, com apresentação da Casa Viva (em frente ao Residencial Viva), seguindo pela Rua Tuiuti em direção à Rua do Acampamento. Nesta via, outras edificações foram observadas até o grupo chegar à antiga sede da Sulbrasileira de Comércio de Importação e Exportação S.A. (Sulbra), na Rua do Acampamento, esquina com a Rua Gaspar Martins.

A presidente do COMPHIC e arquiteta da Prefeitura, Lídia Rodrigues, reforçou que preservar o patrimônio cultural não é só manter a estrutura física de uma edificação, mas também valorizá-la.

“Os prédios e casas têm a fachada tombada e isso significa que devem ser mantidos da maneira original. Mas aqui, na Rua do Acampamento, temos dois casos sobre valorização e desvalorização do patrimônio cultural arquitetônico. Lado a lado temos lojas que estão em prédios com fachada tombada. Mas uma das lojas optou por uma placa simples para anunciar o estabelecimento, deixando a frente do prédio visível, enquanto a outra tapou a maior parte da frente da edificação com placas, tapando o que é patrimônio cultural. Exemplos em prática de valorização e desvalorização”, pontuou Lídia.

A Rota das Casas Tombadas foi coordenada pela presidente do COMPHIC e pela secretária de Cultura. As apresentações foram feitas por profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo. Outro tour está previsto para ocorrer durante a Feira do Livro de Santa Maria, com itinerário da Praça Saldanha Marinho, pela Avenida Rio Branco até a Gare da Viação Férrea.

Além da Rota das Casas Tombadas, também neste sábado, pelo Mês da Cultura, ocorreu a palestra em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil “A obra do arquiteto alemão Theodor Wiedersphan em Santa Maria”. A atividade foi sediada no Arquivo Histórico Municipal José Antônio Brenner de Brenner (Rua Appel, 900), com o arquiteto Luiz Gonzaga Binato de Almeida.

A iniciativa, com realização do Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Santa Maria, teve entrada gratuita. A palestra teve apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Cultura, do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, e da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

Conecta Distrito

O Mês da Cultura conta com uma atividade em preparação à 51ª Feira do Livro de Santa Maria, a palestra gratuita “Urbanismo Social: a transformação das cidades”, com o consultor, jornalista, professor e conferencista colombiano Jorge Melguizo. Ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social, Melguizo é conhecido por transformar a cidade de Medellín na “mais criativa do mundo”. O encontro ocorre nesta terça-feira (20), às 19h, no LabCriativo (Rua Manoel Ribas, 2.038 – Vila Belga, no antigo Mercado da Vila Belga). A atividade faz parte da programação do Conecta Distrito, que antecede o tradicional evento literário da cidade, que ocorre de 23 de agosto a 7 de setembro.

Melguizo é reconhecido pelo trabalho desenvolvido em Medellín, onde implementou projetos culturais e educacionais que promoveram a redução significativa da violência na cidade. Antes marcada pelo narcotráfico e considerada uma das mais perigosas do mundo nos anos 1990, Medellín passou por uma transformação que melhorou a qualidade de vida de seus cidadãos e mudou sua imagem global, e hoje é considerada a cidade mais criativa e inovadora do mundo.

Além da participação de Melguizo, o Conecta ainda contará com a palestra “Desenvolvimento Territorial” ministrada por Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidade e desenvolvimento territorial. A atividade ocorre nesta quarta-feira (21), às 19h, também no LabCriativo.

Ana Carla é consultora e conferencista em cinco línguas e já palestrou em 229 cidades e 32 países, para a ONU e o BID. Considerada uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo, conforme o jornal El País. É administradora pública e economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo.

Para participar das atividades, que são gratuitas, é necessário se inscrever previamente no evento, pelo site da Sympla, até esta segunda-feira (19). Mais informações estão disponíveis no site da Feira do Livro.



Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo