DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura e Reitoria tentam viabilizar o Centro de Eventos no campus da UFSM, em Camobi

Investimento necessário para bancar espaço e benfeitorias é de R$ 35 milhões

Expo UFSM, pronto, terá condições para receber 10 mil pessoas, como se tratou em encontro nesta quinta-feira, no gabinete do Reitor

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal / Com Foto de Divulgação 

O Município de Santa Maria terá um novo local para a realização de grandes eventos. Em parceria com a Prefeitura, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dará início à construção da Expo UFSM, um complexo de eventos com 86,5 mil metros quadrados situado no campus da instituição. O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, e o reitor da UFSM, Luciano Schuch, apresentaram o projeto ao senador Hamilton Mourão. A reunião ocorreu na reitoria da universidade nesta quinta-feira (8).

“Santa Maria terá uma área adequada para receber eventos grandiosos, como a tradicional Feisma, que reunia diversos expositores, mas que no Centro Desportivo Municipal (CDM) era uma adaptação. Esta é uma iniciativa muito promissora e que só trará benefícios para Santa Maria”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Segundo o reitor Schuch, a Expo UFSM será mais uma das diversas iniciativas para conectar a universidade com a sociedade:

“Nossa bandeira é a extensão. Vamos trabalhar junto da comunidade com invocação. Queremos levar o conhecimento através do empreendedorismo e da inovação, além de fomentar ações relacionadas com a extensão. Com o centro de eventos vamos fazer Santa Maria retomar os espaços perdidos, principalmente nos remates de animais”.

O Parque

Conforme o projeto da UFSM, o local contará com arena digital, arena de remates e dois pavilhões, sendo um deles destinado à agricultura familiar e outro multiuso. Haverá também área de alimentação e rua coberta. Com essa estrutura, o espaço terá capacidade para receber 10 mil pessoas, 230 expositores, 450 vagas de estacionamento e 126 baias para os animais da área de remate. O valor estimado do investimento para viabilizar esse novo centro de eventos é de R$ 35 milhões.

A reunião com Mourão teve o intuito de apresentar o projeto e iniciar as tratativas de captação de recursos. De acordo com o senador, os repasses para a implementação do parque de exposições podem ser conquistados via emenda individuais ou da bancada.

Decimo ainda reforçou durante a reunião que a UFSM nunca esteve tão próxima da sociedade como agora e da administração municipal, com diálogo e ações executadas em parceria. 

Presente na discussão, o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Ewerton Falk, disse que a medida contribui para um Estado forte, e destacou que o agronegócio sem tecnologia não tem sucesso.

Aeroporto Regional

Outro tema do encontro foi a manutenção dos voos de Santa Maria ao Estado de São Paulo, mesmo após a retomada do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, também presente na reunião, a Azul Linhas Aéreas já estuda manter voos durante a semana para o Município. A razão da continuidade se dá pela alta procura observada desde que as operações começaram a ser ofertadas em maio deste ano.

Ainda sobre a aviação civil, foi tratada a possibilidade de um novo aeroporto para Santa Maria, com capacidade para melhor atender Santa Maria e a região central do Estado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo