Por Pedro Pereira
Até o fim da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, no dia 7 de setembro, estará acontecendo a exposição “Minha Cidade Imaginária”, do cartunista Máucio, ao lado do chafariz da Praça Saldanha Marinho. As obras reunidas têm como temática a cidade, conhecida como Coração do Rio Grande, e são baseadas nos fatores ficção e realidade. O evento começou na sexta-feira passada (23)
O trabalho consiste em fotos comentadas e desenhos, produzidos e publicados em diferentes momentos. Os cartuns são os mesmos que estiveram expostos na mostra “Santa Maria de Todas as Graças”, na Câmara de Vereadores, em maio, mas com alguns acréscimos. Agora, são ao todo 44 trabalhos disponíveis para exibição.
Sobre o título da exposição, Máucio explica: “A Cidade Imaginária não é dura nem fria. Não pode ser mapeada. Tampouco é invenção etérea e solitária. Cidade Imaginária é a mistura radical de ficção e realidade, de fantasia e cotidiano, de prosa e verso. Porém só se pode vivê-la com o tempo explodido, onde passdo presente e futuro ocorrem simultaneamente. Sem distinção. Quando o corpo e a alma da gente ficam desmedidos, com sentimentos que não têm tamanho. A Cidade Imaginária é a única que existe em plenitude”.
Quem é Máucio
Como cartunista, colaborou com diversos jornais e revistas, desde a década de 1980. Editor da Revista Garganta do Diabo na década de 1990. Criador do Cartucho – Encontro dos Cartunistas Gaúchos, entre 2003 e 2017. Criador do Massa Folhada (2015-2020). Atualmente publica a Série Karakóis e colabora com o jornal Grifo.
Como docente: professor pesquisador na área de Humor e Educação/ Formação de Professores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social/CE-UFSM. Leciona no Curso de Desenho Industrial do Centro de Artes e Letras/ UFSM. Estudou no programa de mestrado da ECA/USP. Mestrado em Comunicação. FABICO/UFRGS. Doutorado em Educação/UFSM.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.