Por Heloisa Helena Canabarro (Texto e Foto) / Da Assessoria de Imprensa da TV OVO
A TV OVO convida a comunidade a prestigiar o lançamento de dois documentários produzidos por jovens da Cipriano da Rocha, da Vila Resistência e da Tancredo Neves. Os filmes foram criados por alunos da oficina de audiovisual do Núcleo Cultura, Arte e Cidadania (NUCAC).
A exibição dos documentários O preto que não está na pele e O que não é visto será no dia 17 de agosto, às 18h, na área verde da Associação Comunitária Cipriano da Rocha, no Bairro Parque Pinheiro Machado. Traga sua cadeira e o seu chimarrão e apoie a produção local.
A oficina foi realizada entre os meses de maio e julho. A escolha dos temas, roteiro, captação das imagens, áudios e edição do material foi feita pelos alunos, que criaram filmes que abordam questões do entorno em que vivem. As aulas teóricas e práticas foram coordenadas pelos oficineiros Neli Mombelli, Alexsandro Pedrollo, Alan Orlando, Evandro Depiante e Gelton Quadros.
Além do lançamento dos documentários, irá ocorrer uma exposição das obras de arte produzidas na oficina de Colagem e Pintura Criativa, realizada na Escola Tancredo Neves. O curso foi ministrado pela artista visual Rusha Silva.
O preto que não está na pele busca retratar o preconceito sofrido por culturas de origem preta, independentemente da etnia de seus praticantes. O filme dá ênfase às religiões de matriz africana, como a Umbanda e a Quimbanda, e ao Hip Hop, com foco no Rap e nas batalhas de rima que promovem a cultura das ruas, mas que costumam ser marginalizadas por parte da sociedade.
O documentário O que não é visto fala sobre a vida de duas irmãs com deficiência visual, que são participantes da oficina e moradoras da Vila Resistência. No curta, a jornalista Débora Flores vai até a casa das irmãs para conhecer Larissa. A menina havia enviado uma cartinha de Natal desejando ganhar de presente algo da Argentina, que é sua grande paixão. Débora foi quem recebeu a carta e além de dar o presente também enviou fotos de Buenos Aires, mas depois descobriu que as meninas não enxergavam.
O projeto NUCAC foi contemplado no edital do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI 2, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.