CulturaDestaque

CULTURA. Documentários produzidos por jovens serão exibidos ao ar livre na zona oeste da cidade

Obras serão mostradas neste sábado, 17, no bairro Parque Pinheiro Machado

Por Heloisa Helena Canabarro (Texto e Foto) / Da Assessoria de Imprensa da TV OVO

A TV OVO convida a comunidade a prestigiar o lançamento de dois documentários produzidos por jovens da Cipriano da Rocha, da Vila Resistência e da Tancredo Neves. Os filmes foram criados por alunos da oficina de audiovisual do Núcleo Cultura, Arte e Cidadania (NUCAC).

A exibição dos documentários O preto que não está na pele e O que não é visto será no dia 17 de agosto, às 18h, na área verde da Associação Comunitária Cipriano da Rocha, no Bairro Parque Pinheiro Machado. Traga sua cadeira e o seu chimarrão e apoie a produção local.

A oficina foi realizada entre os meses de maio e julho. A escolha dos temas, roteiro, captação das imagens, áudios e edição do material foi feita pelos alunos, que criaram filmes que abordam questões do entorno em que vivem. As aulas teóricas e práticas foram coordenadas pelos oficineiros Neli Mombelli, Alexsandro Pedrollo, Alan Orlando, Evandro Depiante e Gelton Quadros.

Além do lançamento dos documentários, irá ocorrer uma exposição das obras de arte produzidas na oficina de Colagem e Pintura Criativa, realizada na Escola Tancredo Neves. O curso foi ministrado pela artista visual Rusha Silva.

O preto que não está na pele busca retratar o preconceito sofrido por culturas de origem preta, independentemente da etnia de seus praticantes. O filme dá ênfase às religiões de matriz africana, como a Umbanda e a Quimbanda, e ao Hip Hop, com foco no Rap e nas batalhas de rima que promovem a cultura das ruas, mas que costumam ser marginalizadas por parte da sociedade.

O documentário O que não é visto fala sobre a vida de duas irmãs com deficiência visual, que são participantes da oficina e moradoras da Vila Resistência. No curta, a jornalista Débora Flores vai até a casa das irmãs para conhecer Larissa. A menina havia enviado uma cartinha de Natal desejando ganhar de presente algo da Argentina, que é sua grande paixão. Débora foi quem recebeu a carta e além de dar o presente também enviou fotos de Buenos Aires, mas depois descobriu que as meninas não enxergavam.

O projeto NUCAC foi contemplado no edital do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI 2, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo