Por Maiquel Rosauro
Um estudo publicado pelo Instituto DataSenado, em 2019, indicou que as redes sociais influenciam o voto de 45% da população. Em 2022, a Quaest demonstrou que a correlação entre rede social e voto são fatores intimamente ligados. Ou seja, manter uma popularidade digital, hoje, é praticamente uma obrigação para candidatos a Prefeituras ou Câmara de Vereadores. E não é diferente em Santa Maria.
O Site analisou o engajamento dos sete nomes que foram lançados ao Poder Executivo – Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Pereira Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) – na rede social do momento, o Instagram – durante o mês de julho. Os dados, compilados a partir da ferramenta de monitoramento CrowdTangle, mostram que o petista gerou mais engajamento que os concorrentes.
O perfil de Valdeci registrou 13,1 mil interações em julho, entre curtidas e comentários. Na segunda posição ficou Riesgo, com 7,7 mil interações; seguido por Decimo, com 6,5 mil.
Logo atrás, estão Roberta, com 4,7 mil; Burmann, 2 mil; Alidio, 1 mil; e Moacir, com 796.
Decimo foi o que mais ganhou seguidores em julho. Um total de 639 novos perfis começaram a acompanhar o tucano no mês passado. O pódio é completado por Riesgo, com 623; e Valdeci, com 444.
Riesgo, por outro lado, é o que possui a maior quantidade de seguidores. Mais de 33 mil pessoas seguem o candidato do Novo. Na segunda posição está Valdeci, com 10,2 mil; e Roberta é a terceira com 7,9 mil.
Mas se Riesgo tem três vezes mais seguidores do que Valdeci, por que o petista gerou mais interações em julho? A resposta está na quantidade de posts no feed de Valdeci. Foram impressionantes 105 publicações, representando 51,22% do total de posts dos sete nomes analisados. O segundo com mais publicações foi Decimo, com 32; seguido por Riesgo, com 16.
A publicação com maior engajamento no período foi feita por Riesgo, em 25 de julho, sobre os dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que foram assassinados durante um assalto em Mato Castelhano. O post gerou 2.285 interações, entre curtidas e comentários.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.