DestaqueEsporte

HANDEBOL. Atleta multicampeão estadual é o novo reforço do time masculino da UFSM na temporada

Guilherme Mengue, central, volta a representar equipe de SM após 11 anos

Jogador estava na AECB, que terminou 2023 com o vice do Gauchão ao ser derrotado para os guris da Federal (Foto Divulgação)

Por Pedro Pereira

Novidade no handebol da Federal. De olho na primeira partida em casa pelo Campeonato Gaúcho, no fim de setembro, a equipe masculina da UFSM anunciou a chegada do central Guilherme Mengue, o primeiro reforço da temporada. O atleta, que também pode fazer a função de armador-esquerdo, acumula quase duas décadas de experiência e volta a defender as cores de um time de Santa Maria após 11 anos.

O jogador chega ao Coração do Rio Grande embalado pelo título do Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia, versão alternativa da modalidade, pelo Português, de Recife, Pernambuco, conquistado no fim de março. Nas quadras, ele representava, até então, o esquadrão da AECB, de Campo Bom, que terminou 2023 com o vice-campeonato estadual ao cair para o próprio elenco da Universidade.

Neste ano, o atleta Guilherme Mengue foi campeão brasileiro de handebol de praia pelo Português, equipe de Pernambuco (Foto Arquivo pessoal)

Mengue conta que começou a praticar handebol na infância em Capão da Canoa, sua cidade natal, tendo rodado também por times de municípios da região litoral norte do Estado como Osório e Torres. Depois, foi convidado por Jorge Fernandes, o Capi, ex-treinador e ex-professor da Ulbra, em Santa Maria, para representar a equipe da instituição, assim como, na sequência, jogou na Associação Santamariense de Handebol (ASH).

Em 2016, aceitou uma proposta da AECB e “decidiu sentir novos ares”, conforme revelou ao Site. Desde então, ele ainda disputou algumas competições pelas catarinenses ADHC, de Criciúma, e HandLages, de Lages, além de torneios de handebol de areia. No Rio Grande do Sul, o central é pentacampeão gaúcho e bicampeão do Aberto de Campo Bom. Fora, levantou quatro troféus da Copa Mercosul, campeão da Liga Santa Catarina e foi vice-campeão do Sul Brasileiro.

Mengue, que além de jogador é personal trainer e empresário, aceitou o convite para defender o esquadrão do HandUFSM pois irá reencontrar atletas que são de “sua geração”, como Tiago Colpo e Pedro Feltrin. Além disso, está ansioso para trabalhar com os técnicos César Alcides Geller e Luiz Osório Cruz Portela, que fizeram parte da “Era de Ouro” do handebol santa-mariense, nas décadas de 1970 e 1980.

“São grandes nomes, lendas do esporte. Sem dúvidas será um ano de grande aprendizado”, destacou o novo reforço dos guris da Federal. O time da cidade estreou pelo Campeonato Gaúcho no sábado (10), em Caxias do Sul, com uma vitória por 19 a 16 sobre o Recreio da Juventude. Agora, a equipe volta às quadras em Santa Maria, contra a Liga Atlética, de Campo Bom, e a ACF, de Canoas, apenas nos dias 28 e 29 de setembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo