DestaqueEsporte

HANDEBOL. Enquanto espera próximos jogos do Gauchão, HandUFSM vira o foco para o Municipal

Destaque da estreia no Estadual, goleiro Giba atua entre jovens no Citadino

Veterano (camisa 16) disputa o torneio da cidade pelo ‘time B’ da Universidade, que briga pelo bronze (Foto HandUFSM/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Para o Campeonato Municipal deste ano, o time masculino da UFSM seguiu com a aposta de dividir o elenco em dois: a HandUFSM, com atletas mais experientes, atuando como “equipe A”; e a ASH/UFSM, formado em sua maioria por jovens jogadores, chamada de “equipe B”. No Campeonato Gaúcho, apenas a primeira joga, com integrantes dos dois plantéis. Na noite da quinta-feira (22), as duas entraram em quadra pelas semifinais do Citadino, mas terminaram com destinos diferentes.

Enquanto o esquadrão principal, que terminou a 1ª fase da competição santa-mariense no topo da tabela, se classificou para a grande final após bater a AAMTT por 40 a 12, a segunda, que acabou vice-líder, não foi capaz de confirmar o favoritismo. Pelo placar de 28 a 22, o Amigos do Vagão, 3ª colocado na etapa inicial, venceu os representantes da Universidade e garantiram a vaga na decisão.

O goleiro Gilberto Carvalho, o Giba, soma mais de duas décadas de experiência no handebol e é um dos veteranos na jovem ASH/UFSM. Na estreia da HandUFSM pelo Campeonato Gaúcho – a vitória por 19 a 16, de virada, sobre o Recreio da Juventude, em 10 de agosto -, o “arqueiro” foi nomeado craque da partida. Na visão dele, a semifinal do Campeonato Municipal foi decidida por detalhes.

Goleiro Gilberto Carvalho, o Giba, está há seis temporadas na HandUFSM e foi eleito o craque da equipe na primeira rodada (Foto HandUFSM/Divulgação)

“Foi um jogo bem disputado. A equipe começou bem, mas depois cometeu alguns erros bobos tanto na defesa quanto no ataque que não vinha cometendo. Esses pequenos erros pesaram bastante para o resultado final. A outra equipe também tinha muita qualidade. Isso fica de aprendizado e agora vamos em busca do 3º lugar”, declarou.

Destaque na abertura do Gauchão

Natural de Santa Maria, Giba começou a carreira no handebol em 2003, quando tinha apenas 13 anos. Ele iniciou no esquadrão da escola Margarida Lopes, localizada no Bairro Camobi, através de um convite do treinador Jorge Fernandes, o Capi, na época responsável pelo elenco. O atleta explica que é goleiro “desde sempre”, até mesmo quando o esporte que praticava era o futsal. Ao todo, são seis temporadas completas defendendo as cores da Federal.

Após ter feito um bom jogo contra os donos da casa do Recreio da Juventude, na Serra Gaúcha, o jogador foi eleito melhor em quadra pelos companheiros e pela comissão técnica. Em sua opinião, ter contribuído com defesas em momentos importantes quando a equipe estava atrás no placar e quando estava em vantagem foi o que definiu a honraria individual. “Eles criaram bastantes dificuldades para a gente no primeiro tempo. Nós tivemos alguns pequenos erros tanto no ataque quanto na defesa, que foram corrigidos no intervalo. Isso foi fundamental para conseguirmos sair com a vitória”, destacou Carvalho sobre o triunfo por 19 a 16 na estreia do Estadual.

O próximo confronto dos guris da Federal pelo Campeonato Gaúcho é apenas no último fim de semana de setembro, mas em Santa Maria. Dessa forma, por ora, o único compromisso do time é o Campeonato Municipal, que terá a decisão da medalha de bronze na próxima terça-feira (27) e a grande final em 10 de setembro. Giba, neste contexto, assume o papel de referência em meio a um plantel inexperiente em disputas.

“Eles fizeram bons jogos, tiveram um bom desempenho. Para os atletas, é sempre bom estar jogando, até porque o professor consegue fazer uma avaliação melhor, tirando mais proveito”, afirmou o goleiro. Ele acredita que o Citadino se torna muito importante para as equipes da UFSM levando em conta a distância de datas entre uma rodada e outra do Estadual. “Assim conseguimos manter o ritmo de jogo, o foco e também colocar em prática o que a gente vem treinando, como jogadas de ataque e treinar bem a defesa”.

Embora cerca de 45 dias separem a estreia dos representantes da Universidade do próximo compromisso pelo Campeonato Gaúcho, a preparação de olho na etapa seguinte, que será sediada em território santa-mariense, segue com força. “Vamos com bastante firmeza. A equipe tem treinado bastante a parte tática e física e corrigido alguns erros que encontramos no primeiro jogo da competição. Continuando dessa forma iremos bem focados para os dois jogos em casa, sempre em busca da vitória”. Nos dias 28 e 29 de setembro, a HandUFSM recebe a Liga Atlética, de Campo Bom, e a ACF, de Canoas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo