DestaqueEsporte

HANDEBOL. Semifinais do Municipal masculino são nesta quinta; veja as expectativas dos treinadores

Partidas acontecem a partir das 19h30min, no Centro Desportivo Municipal

Equipes A e B dos guris da Federal terminaram na liderança (de amarelo) e na vice-liderança (de azul) (Foto HandUFSM/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Nesta quinta-feira (22), serão realizados no Centro Desportivo Municipal (CDM) as semifinais do Campeonato Municipal de Handebol, no naipe masculino. O duelo entre a líder e atual campeã do Citadino, HandUFSM, e a 4ª colocada AAMTT abre o mata-mata, às 19h30min. Na sequência, ASH/UFSM e Amigos do Vagão, que terminaram a fase inicial em 2º e 3º lugar, respectivamente, se enfrentam, às 20h30min. A entrada para acompanhar as partidas é gratuita.

Os vencedores avançam à decisão do título, em 10 de setembro, e os perdedores decidem a medalha de bronze, na próxima terça-feira (27). Fora da zona de classificação, LISM e Margarida Lopes deram adeus à disputa antes da etapa final, na 5ª e na 6º posições. Para entender as expectativas de cada esquadrão de olho nos confrontos desta semana, o Site conversou com representantes de cada equipe.

Lucas Machado, diretor técnico dos times masculinos de handebol da UFSM, está à frente da HandUFSM no Campeonato Municipal, enquanto Kauê Skrebsky comanda a ASH/UFSM, elenco “B” da instituição. Lorenzo Najar é treinador e armador-central do Amigos do Vagão. Ysadora Freitas, que também atua à frente das gurias da Federal, lidera o plantel da AAMTT. Confira abaixo.

HandUFSM X AAMTT

Para o Citadino, o projeto dos representantes da Universidade foi dividido em duas unidades: a HandUFSM, com a base da equipe que disputa o Campeonato Gaúcho; e a ASH/UFSM, que tem integrantes menos experientes. Machado explica que é de praxe realizar esta separação no certame santa-mariense, justamente para garantir que todos os atletas disputem partidas semanalmente e mantenham o ritmo de jogo – além de definir quais peças podem ser aproveitadas na divisão principal.

AAMTT é formado por representantes da associação atlética do curso de Medicina (Foto Divulgação)

O dirigente, que comanda o time “A” dos guris da Federal no Municipal, explica que o lendário César Geller, técnico principal ex-jogador de handebol que fez parte da “Geração de Ouro” de Santa Maria, segue trabalhando com os esquadrões universitários no torneio, mas em outra função. “O professor ficou de fora para fazer algumas observações nos jogadores, para saber com quem a gente poderia contar, onde poderia melhorar… Aquelas coisas de treinador”, brincou.

Ou seja, no Campeonato Gaúcho é o Geller quem “assume as rédeas” na beira da quadra. No Citadino, a HandUFSM terminou a primeira fase invicta, com cinco vitórias em cinco partidas. Machado conta que, apesar disso, o esquadrão sente que passaram por algumas pedras pelo caminho até o mata-mata. “A gente encontrou dificuldades em alguns confrontos, mesmo que as equipes também não treinem na mesma medida que nós treinamos, cada jogo traz algo diferente para nós trabalharmos”, destacou.

Em níveis diferentes, mas seguindo a mesma ideia, Ysadora revela que o objetivo da AAMTT também era que o elenco adquirisse mais rodagem. O time, que representa a associação atlética do curso de Medicina da UFSM, utiliza a competição como preparação para torneios envolvendo atléticas da Região Sul do Brasil. “A ideia era dar um pouco mais de volume de jogo para os atletas”, admitiu a comandante.

A equipe acabou a fase inicial do Campeonato Municipal na 4ª posição com duas vitórias e três derrotas. Classificados às semifinais, a treinadora garante: “eles cumpriram com o combinado desde o início. As partidas que nós imaginávamos que íamos perder, nós tentamos jogar da melhor forma e construir algumas coisas, mesmo perdendo. Quando devíamos ganhar, fomos para o tudo ou nada”.

O duelo entre a HandUFSM e a AAMTT foi justamente o último compromisso dos times pelo Citadino antes do mata-mata. Na ocasião, os guris da Federal venceram pelo placar de 31 a 12. Machado, contudo, afirma: “sempre que termina a fase classificatória, uma nova competição se inicia”. Ele acredita que todos os participantes devem estar melhor preparados e completos – sem desfalques por lesão, por exemplo.

Na visão de Ysadora, o enfrentamento não será nada fácil. Ela declara que os representantes do curso de Medicina da UFSM não pretendem entrar em quadra com o peso de buscar o triunfo, uma vez que sabem a disparidade de seu plantel em relação ao da Universidade. A ideia é treinar algumas situações, já pensando nos outros torneios, mas, quem sabe, “beliscar uma medalinha”, conforme relatou a técnica.

ASH/UFSM X Amigos do Vagão

Amigos do Vagão é composto por ex-alunos e alunos atletas do Colégio Militar (Foto Divulgação)

A ASH/UFSM finalizou a fase inicial do Campeonato Municipal na vice-liderança, com quatro vitórias e uma derrota. Skrebsky, que lidera os jovens universitários, define a campanha até aqui como satisfatória, uma vez que todos os objetivos traçados foram atingidos. Porém, “claro que sempre temos coisas para melhorar e ajustar. Dá para elevar muito o nível do handebol que estamos jogando”, assegurou. Para ele, o embate diante do Amigos do Vagão, será o compromisso mais importante do esquadrão no certame.

Najar, que joga e comanda a equipe simultaneamente, atribui a conquista da vaga ao mata-mata a uma evolução em comparação à temporada passada. “Diferente dos outros anos, quando apenas ex-alunos do Colégio Militar integravam o time, optamos agora por fazer uma mistura com atletas atuais da instituição”. Com um elenco renovado, o treinador crê que o grupo ganhou mais energia, vitalidade e, “principalmente”, condicionamento físico.

A expectativa do representante do Amigos do Vagão está alta, por mais que a ASH/UFSM seja um esquadrão “clássico” de Santa Maria. “Acreditamos no nosso potencial, que foi demonstrado durante a competição. Faremos o que for possível para jogar de igual para igual e, até mesmo, superar este forte adversário”, declarou.

Naipe feminino

Na noite da terça-feira (20), aconteceram as semifinais do naipe feminino do Campeonato Municipal de Handebol, no CDM. Avançaram à decisão do título o elenco adulto do HFSM, após bater a categoria de base da própria agremiação por 17 a 13, e o plantel “A” das gurias da Federal, que ganharam do Projeto Hand por 22 a 13. As datas dos próximos confrontos são as mesmas que as do masculino: disputa do 3º lugar geral na próxima terça-feira e grande final no dia 10 de setembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo