DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Dengue tem menos casos e mais mortes em Santa Maria; Leite e o agronegócio

Concurso Cultural da “51ª Feira do Livro” seleciona textos de 38 estudantes

Por Paulo André Dutra

Em comparação com 2023, secretaria estadual de Saúde informa que Santa Maria tem menos da metade do número de casos de dengue e quase o triplo de mortes (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

* Santa Maria já é o quinto município com mais óbitos por dengue no Estado em 2024: 14.

* À frente estão São Leopoldo (23), Santa Rosa (22), Novo Hamburgo (20) e Canoas (17). Porto Alegre está em sexto, com 10.

* Segundo o painel da dengue, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde, são 3.139 casos confirmados.

* Em 2023, Santa Maria teve o maior número de casos no Rio Grande do Sul (8.105), porém menos mortes (5).

* A incidência de pessoas contaminadas com o vírus da dengue é maior no sexo feminino, com 54% dos casos. Com relação aos óbitos, a maioria é de homens (8).

* O governador Eduardo Leite tem marcado presença, em São Paulo, em eventos ligados ao setor do agronegócio.

* Na segunda-feira (5), no Congresso Brasileiro do Agronegócio, afirmou que “as medidas apresentadas até o momento não contemplam a sequência de perdas acumuladas por duas severas estiagens, e que se agravaram profundamente com a tragédia recente”.

* Nesta terça-feira (6), no Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), Leite defendeu o fim do embargo à exportação de aves pelo Estado.

* No mesmo evento, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou o fim do estado de emergência zoossanitária no Estado. A restrição permanecia desde a detecção de foco da Doença de Newcastle em propriedade no município de Anta Gorda.

No SIAVS, governador Eduardo Leite destacou ações de combate ao foco da Doença de Newcastle (Foto Maurício Tonetto/Secom)

* Um tratoraço está marcado para a próxima quinta-feira (8), em Porto Alegre, pelo movimento denominado SOS Agro RS, por mais medidas para o setor.

* Alunos de 8º e 9º anos de escolas públicas tiveram seus textos selecionados para o Concurso Cultural da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.

* Iniciativa da patronesse da edição, a professora Amanda Scherer, o concurso recebeu mais de 100 inscrições, em produções textuais desenvolvidas com o tema “paisagem – lembranças – história – vida”.

* Os 38 escolhidos participam de um workshop no LabCriativo, que resultará em um pôster a ser executado na escola, com colegas, para ser exposto durante a Feira do Livro.

* A partir da apresentação no evento, a população votará nas obras e as cinco mais votadas receberão medalhas, passeios especiais para a turma e terão publicação impressa dos textos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo