LUNETA ELETRÔNICA. Novo encontro entre Lula e Leite e oficinas visando o Plano de Contingência de SM
Serviços de saúde e a tarde de campo sobre as áreas afetadas pela enchente
Por Paulo André Dutra
* A despeito das divergências públicas, Lula e Eduardo Leite voltaram a se encontrar. Desta vez, em Brasília, nesta quarta-feira (21).
* Três pontos prioritários foram elencados pelo governador ao presidente, em relação às medidas de apoio ao Estado: mudanças no programa de manutenção de emprego e renda, alterações para agilizar a concessão de crédito a empresas atingidas pela calamidade e medidas mais robustas de auxílio ao agronegócio gaúcho.
* Também participaram da audiência os ministros Rui Costa e Paulo Pimenta, os secretários Pedro Capeluppi e Pricilla Santana, além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.
* Ficou alinhavado encontro com a Casa Civil para discussão das competências e da governança dos projetos de contenção de cheias no Estado, cujos recursos, na ordem de R$ 6,5 bilhões, foram anunciados pelo governo federal via PAC Seleções.
* Oficinas técnicas com representantes de órgãos de segurança e do Conselho Municipal da Defesa Civil, ocorridas nesta quarta-feira (21), constituem mais uma etapa da atualização do Plano de Contingência do Município.
* Os encontros no Colégio Politécnico da UFSM, pela manhã, debateram as definições de inundações, enxurradas e alagamentos.
* À tarde, Oficina da Sinalização Pública do Plano de Contingência, atividade que busca identificar as áreas de riscos da cidade, organizar os espaços territoriais de respostas aos desastres e a confeccionar sinalizações.
* “As oficinas técnicas são uma série de atividades para a revisão sistemática de todos os protocolos. Chegamos na metade das oficinas de revisão dos protocolos e estamos trabalhando no Plano de Contingência 2024”, explica o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.
* Sábado (24) será de oferta de serviços de saúde em horário alternativo na Equipe de Atenção Primária Walter Aita (Cohab Fernando Ferrari), das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
* Na mesma data, a Unidade Móvel de Saúde atende das 8 horas às 11h30min e das 12h30min às 16 horas na Associação de Moradores do Bairro Cipriano da Rocha.
* Vai longe a recuperação das áreas de várzea prejudicadas pelas enchentes. Uma tarde de campo, nesta sexta-feira (23), vai tratar do assunto em uma das regiões mais afetadas: a várzea do Rio Jacuí.
* Emater, UFSM e Inocular Soluções Agrícolas promovem o encontro na localidade de Linha Boemia, em Agudo, a partir das 13h30.
* As pautas serão a recuperação da fertilidade do solo, manejo biológico das áreas degradadas e alternativas de recuperação.
Encontro de zero a esquerda com o zero a centro esquerda.