LUNETA ELETRÔNICA. Regularização na área da Gare, os números da economia gaúcha no pós-tragédia
Agroindústria familiar em debate, a obra da pista de “skate indoor” no CDM...
Por Paulo André Dutra
* Moradores do Núcleo Gare, no centro, receberam da Prefeitura as matrículas dos seus terrenos. A regularização envolve 60 lotes.
* É a primeira parte da regularização. Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bittencourt, o restante das 145 matrículas deve ser entregue em outra etapa.
* “Cuidem bem deste documento. Sugiro que vocês mandem enquadrar e deixem exposto na sala de casa, porque isso é motivo de alegria, de muita felicidade”, exaltou o prefeito Jorge Pozzobom.
* Em andamento a obra da pista de skate indoor no Ginásio B do CDM. Nesta primeira etapa ocorre a demolição de alvenaria das paredes do ginásio e dos banheiros, bem como a remoção de todos os pisos existentes (palco, parquet e cerâmico).
* A área de intervenção tem mais de 1,4 mil m² e inclui a guarita e o espaço entre os ginásios B e C, que receberá uma nova cobertura para servir como área de convivência.
* O investimento é de R$ 860 mil. A ordem de início dos serviços foi assinada em 27 de julho no próprio ginásio.
* Horários alternativos em unidades de saúde do município nos próximos dias. No próximo sábado (10), a ESF Lídia estará aberta para o atendimento da comunidade em dois turnos: das 8 às 12 horas e das 12 às 15 horas.
* Na segunda-feira (12), a ESF São Francisco (Residencial Dom Ivo Lorscheiter), terá turno estendido até as 19 horas.
* Do otimismo à tragédia climática. É o cenário apontado pelo Boletim de Conjuntura do Departamento de Economia e Estatística do Estado (DEE) sobre a evolução econômica no Rio Grande do Sul em 2024.
* Entre janeiro e abril de 2024, o valor arrecadado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) foi 14,3% maior do que o mesmo período do ano passado.
* Em maio e junho, respectivamente, a quedas de foram 15,6% e de 6,5% em relação aos mesmos meses de 2023.
* A indústria foi o setor mais atingido em perdas na produção, com recuo de 26,2% em maio na comparação com abril. É a maior queda na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) desde o seu início, em 2002. De janeiro a abril, o aumento havia sido de 5,2%.
* Para a construção, as medidas de reconstrução do Estado devem estimular o setor com provável impacto sobre emprego e renda.
* Agroindústrias familiares de região participaram em Santa Maria, nesta quarta-feira (7), do 2º Seminário Regional sobre o setor. Participaram cerca de 220 pessoas, entre autoridades, técnicos e produtores.
* Entre os temas abordados estão o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), política de crédito e os desafios enfrentados, além de políticas públicas de apoio.
* “Discutir sobre agroindústria é também falar sobre alimentação de qualidade, e programas como esse são essenciais tanto para o campo quanto para a cidade”, afirma a coordenadora adjunta da Emater, Simone Mai.
Luneta Eletronica no Possochato, isto sim. Não fazem nem questão de disfarçar.