CulturaDestaque

CULTURA. Projeto da banda Arde Rock, a “Sessão Retrô” vai a escola e une música e veículos antigos

Estudantes têm espetáculo animado e fazem nostálgica viagem pelo tempo

Killermano e Simone Sattes, da Arde Roch, escrevem e cantam letras positivas para encorajar estudantes – a dupla se conheceu na escola

Por Leandra Cruber (com foto de Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa do Projeto

Nesta terça-feira (24), a Escola Municipal Antônio Gonçalves do Amaral foi palco da terceira apresentação do projeto Sessão Retrô, uma experiência única que une música, veículos antigos e aprendizados. A iniciativa cultural e educativa é idealizada pela banda Arde Rock, e desde julho tem levado os estudantes de escolas públicas a uma viagem no tempo.

O show da banda agita a criançada que vibra com as canções autorais como “Algo a Zelar” e “Seguir em Frente”, lançadas ao longo dos 15 anos de carreira. E, aos poucos, os estudantes descobrem o poder da música com mensagens que incentivam o recomeço, a coragem, e a superação.

Além disso, as crianças e adolescentes entram em uma verdadeira máquina do tempo quando começa o Sarau do Magodoy, um DJ místico que toca os sucessos dos anos 70, 80 e 90. 

A idealizadora do projeto e vocalista da Arde Rock, Simone Sattes, diz que o show e a discotecagem envolvem também professores e funcionários das escolas. 

– Somos inspirados pela nostalgia das músicas que ficaram eternizadas e são verdadeiros símbolos do que já foi produzido. Pensamos também nas novas gerações que não tiveram a oportunidade de viver esses momentos. E naqueles que precisam ouvir mensagens positivas, como as que compomos para as músicas autorais – explica. 

A música que transforma 

Quem participa da Sessão Retrô, também entra em uma conversa sobre as “Melodias sobre Rodas”, na qual Simone Sattes e Killermano convidam os estudantes a dar um mergulho na história da música e do automobilismo. O objetivo é um só:  inspirar as novas gerações a enfrentar desafios de forma corajosa e otimista. 

Ainda, o projeto conta com a participação da Associação de Veículos Antigos de Santa Maria (AVASM) e o Grupo Herdeiros do Passado, que expõem carros e motos antigas – relíquias que enchem os olhos.

– Ao revisitar a história através da música e dos veículos clássicos, os jovens são convidados a refletir sobre as lições do passado e como elas podem influenciar suas vidas hoje. É uma forma poderosa de entender o presente e moldar um futuro mais consciente e significativo – lembra Simone Sattes. 

O projeto Sessão Retrô, que conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, já passou pelas escolas Adelmo Simas Genro, na Nova Santa Marta, e na Vicente Farencena, em Camobi. Até o fim do ano, mais uma escola municipal de Santa Maria deve receber o espetáculo. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo