Do Aluguel Social à compra de casas: moradia, segurança e dignidade a quem mais precisa – por Jorge Pozzobom
“Um lar seguro significa dignidade e recomeços, e é isso que nós queremos...”
Venho, mais uma vez, trazer boas notícias para Santa Maria. Já está autorizada a compra de 65 casas para famílias que estão no Aluguel Social. Como o valor já disponível pelo Município, estamos dando andamento aos processos necessários para a efetivação dessas compras.
Nossa prioridade sempre foi cuidar das pessoas, e é isso que estamos fazendo incansavelmente. Tão logo fomos atingidos pelas fortes chuvas, fomos em busca de dar a elas acolhimento e abrigo. Ou seja, segurança, chegando a abrigar mais de 1,2 mil pessoas que tiveram suas residências atingidas. E não bastava tirá-las das áreas de risco somente naqueles dias. Era preciso uma solução permanente para que não precisassem enfrentar nunca mais uma situação como a que vivemos em maio.
A partir de então, sancionamos a Lei nº 6.896, que estabelece o programa “Aluguel Social”, no valor de R$ 1,2 mil, pago pela Prefeitura, por um ano. Ou seja, é uma ajuda necessária, mas temporária. Com essa iniciativa, Santa Maria, tornou-se, portanto, exemplo para tantos outros municípios do Estado, visto a agilidade e prontidão para abrigar quem mais precisava e evitarmos novas tragédias. Hoje, já são 298 contratos efetivados. Ou seja, cerca de 1,2,mil pessoas em novos lares, o que representa segurança, esperança e dignidade.
Vamos comprar cerca de 500 casas, nos valores de até R$ 200 mil cada, para, assim, garantir que esse projeto, que era temporário, seja permanente. Assim que novas residências estiverem disponíveis e passarem pelas avaliações e vistorias necessárias, essas pessoas estarão em casas próprias, o que é um sonho realizado, não só delas, mas de todos nós. Um lar seguro significa dignidade e recomeços, e é isso que nós queremos proporcionar para essas famílias. Com fé, amor e esperança, continuamos trilhando um caminho seguro em direção ao futuro.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.
Possochato, Pessimo e súcia tem que ser mandados de volta para onde nunca deveriam ter saido, o setor privado.
Candidato: ‘Vamos criar a central de consultas….’. Noticia de 2018, ‘Com informatização, Central de Regulação recebe encaminhamento de consultas de especialistas’ e exames segundo a matéria. Noticia de 2017, ‘FILA ZERO. 860 consultas agendadas na 1ª semana’, ‘A equipe do programa, que é um dos carros chefes do governo do prefeito Jorge Pozzobom, fez o agendamento de 860 consultas nos cinco primeiros dias de operação do call center.’ Era mentira naquela epoca ou é mentira do candidato agora?
Candidato: ‘nós fizemos o Calçadão, nós fizemos a praça…..’. Calçadão levou 4 anos e era contrapartida, praça idem.