Por Guilherme Bicca / Assessor de Comunicação da Adesm
A cidade de Santa Maria ficou em 1º lugar no Pitch de Ecossistemas de Inovação do Eli Summit 2024, realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Petrolina, Pernambuco. O prêmio foi concedido na quinta-feira (12), durante o segundo dia deste que é um dos principais eventos de inovação do Brasil.
O Ecossistema de Inovação de Santa Maria foi representado, no pitch, pelo presidente da Adesm, Pedro Saccol. Ele teve 4 minutos e 30 segundos para apresentar os projetos, instituições e movimentos ligados à inovação e economia criativa no município e região. Entre eles, o Santa Summit, o Distrito Criativo, tecnoparques, incubadoras e ações inovadoras ligadas à educação empreendedora.
“Nós temos um trabalho colaborativo com atores de diversos segmentos da cidade, atendendo as quatro hélices (saúde, agro, indústria e varejo) de forma que possamos caminhar ano a ano avançando com projetos de relevância para a região. Temos uma caminhada longa… já são 27 anos. E agora, estamos entregando resultados e envolvendo a comunidade, em projetos como o Santa Summit, por exemplo. Hoje recebemos esse prêmio de primeiro colocado entre os ecossistemas dentro do Eli Summit 2024, ao mostrar os avanços alcançados nesses 27 anos. O Inova Centro e todo o ecossistema de inovação da Região Central do Rio Grande do Sul está consolidado. Este é o sentimento que temos hoje, ao sermos agraciados com esse prêmio”, disse Pedro Saccol em entrevista ao Sebrae Pernambuco, após a premiação.
Além do presidente da Adesm, Pedro Saccol, o ecossistema de inovação de Santa Maria foi representado no Eli Summit 2024 pela analista de articulação de projetos de inovação e agronegócios do Sebrae, Cibele Scherer, e pelo agente local de inovação do Inova Centro, Arthur Borges.
O ecossistema de inovação de Santa Maria, através do Distrito Criativo Centro Gare e do Inova Centro, tem, em suas ações de divulgação e sensibilização, o patrocínio de Banrisul.
‘Feitos’ para ingles ver que só fazem a cidade continuar indo para o buraco. Festival de marketagem sem resultados.