Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Coligação
O candidato à prefeitura de Santa Maria, Valdeci Oliveira (Federação Brasil da Esperança, que reúne PT/PCdoB/PV e mais o União Brasil), participou na manhã desta quinta-feira de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, na sede da AABB. Na ocasião, Valdeci apresentou as propostas para a saúde do município que integram seu plano de governo e ressaltou o histórico de conquistas na área durante suas duas gestões como prefeito de Santa Maria (2001 a 2008) e em quatro mandatos como deputado estadual.
Sobre o período em que esteve à frente do executivo municipal, relembrou ações como a reabertura e municipalização da Casa de Saúde, a estruturação das primeiras equipes de Saúde da Família e a construção do Pronto Atendimento do Patronato, que impactaram positivamente a oferta de serviços de saúde em Santa Maria. “Temos um compromisso com a saúde pública e vamos trabalhar para resgatar e ampliar esse legado”, afirmou.
Como parlamentar, Valdeci também destacou sua atuação na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – colegiado que chegou a presidir e que integra como membro efetivo -, onde esteve à frente de debates fundamentais para a qualificação do SUS e a defesa da saúde como um direito da população e um dever do estado.
Entre as principais propostas para o próximo mandato, caso eleito, estão: a valorização dos servidores da área, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a ampliação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a criação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a abertura total do Hospital Regional. Outro ponto destacado por Valdeci é a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas para garantir atendimento integral à saúde mental.
“Essas melhorias só serão possíveis a partir da reestruturação da Secretaria de Saúde, da realização de concurso público e da captação de novos recursos junto ao governo federal. Também vamos ampliar a parceria com as universidades e qualificar a gestão dos serviços para que a saúde de Santa Maria volte a ser referência”, explicou Valdeci.
Um dos pilares do plano de governo é a implementação da gestão plena, o que, segundo Valdeci, vai permitir a ampliação considerável dos recursos destinados à área. “Para que isso se concretize, precisamos aumentar o quadro técnico da Secretaria de Saúde, reestruturar o orçamento e fortalecer os setores de contratualização, monitoramento e avaliação de contratos. E o Conselho Municipal de Saúde terá um papel central nesse processo”, destacou o candidato.
Durante o encontro, Valdeci também mencionou a destinação de R$ 1 milhão em emenda parlamentar a que tinha direito como deputado para o Hospital Regional quando da pandemia da covid-19, recurso que, segundo ele, é um exemplo concreto de como pretende trabalhar pela saúde pública de Santa Maria. “O momento é de trocar a omissão política pelo protagonismo. Temos que liderar esse processo com coragem e responsabilidade”, concluiu.
Em sua avaliação, o encontro com o Conselho Municipal de Saúde foi mais uma oportunidade para reforçar seu compromisso com a saúde pública e a qualidade de vida dos santa-marienses, evidenciando que o tema será uma prioridade em sua gestão.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.