Por Maiquel Rosauro
Dos sete candidatos a prefeito de Santa Maria, apenas Alidio da Luz (PSol) e Moacir Alves (PRD) não fizeram investimentos nas redes sociais para divulgar suas campanhas. A Biblioteca de Anúncios da Meta, que compila os posts patrocinados de políticos de todo o Brasil no Facebook e no Instagram, mostra que os outros cinco prefeituráveis estão com publicações ativas e cada um com sua estratégia.
Até a noite desta quarta-feira (18), é possível constatar que Giuseppe Riesgo (Novo), Paulo Burmann (PDT) e Rodrigo Decimo (PSDB) partiram para o ataque, enquanto que Roberta Leitão (PL) e Valdeci Oliveira (PT) não demonstram – até agora – preocupação em falar sobre seus adversários.
Riesgo possui oito anúncios ativos e, em um deles, diz que a turma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pode voltar para Santa Maria. Sobra até para o santa-mariense e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
“Valdeci está deixando de lado toda aquela história de ele ser moderado e não ser tão PT assim, e está se abraçando de fato no Lula, no Pimenta e em todo o grupo do PT porque eles querem voltar ao poder aqui”, diz Riesgo.
O impulsionamento no post iniciou em 12 de setembro e Riesgo já gastou entre R$ 100 e R$ 199 para alcançar entre 10 mil a 15 mil impressões (visualizações em uma tela). A estimativa é de que o anúncio, veiculado no Instagram, chegue a até 50 mil pessoas.
Burmann tem três anúncios ativos e o destaque é um vídeo patrocinado que circula no Facebook e no Instagram, desde o dia 5 de setembro, com críticas a Valdeci e seu vice, José Haidar Farret (UB); Riesgo e sua vice, Magali Marques da Rocha (MDB); Decimo e o atual prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB); e Roberta Leitão. O pedetista gastou entre R$ 2,5 mil e R$ 3 mil para chegar a até 250 mil impressões.
“Velhas e novas raposas da vida política tradicional buscando espaço para outras eleições com zero preocupações com Santa Maria”, diz Burmann em trecho do vídeo que deverá alcançar um público entre 100 mil e 500 mil pessoas.
Decimo investe forte em um vídeo no qual afirma que os partidos de Riesgo e Roberta odeiam Lula e que Valdeci ficará perdido se Lula não for reeleito em 2026. Nessa lógica, Decimo seria a melhor opção para o Executivo porque atuou como vice-prefeito durante parte das gestões de Jair Bolsonaro (PL) e Lula.
É difícil dizer precisar quanto foi investimento no vídeo já que a Biblioteca da Meta indica que diferentes versões do anúncio estão ativas. Neste momento, Decimo tem 71 anúncios ativos nas redes sociais. Conforme dados do DivulgaCand, ele já gastou R$ 9,5 mil em anúncios no Facebook e Instagram.
Roberta tem, neste momento, onze anúncios ativos e, em nenhum deles, possui ataques aos outros candidatos. Em seus vídeos, ela busca mostrar que é a candidata do Bolsonaro e exibe inúmeras cenas de sua campanha pelas ruas da cidade.
Valdeci apresentava, na noite desta quarta (18), dois anúncios ativos no Face e no Insta. Em um deles mostra que possui relação direta com o governo Lula e, no outro, exibe um depoimento da deputada federal pelo Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.