Por Pedro Pereira
“Os jogos em casa serão importantíssimos”. Esta foi a frase dita pelo treinador da UFSM Futsal, Gabriel Pranke, ao Site no mês de abril deste ano quando questionado sobre o impacto da presença dos torcedores nas partidas em Santa Maria pelo Campeonato Gaúcho – Série Ouro. Isso se mostrou verídico após o triunfo pelo placar de 3 a 1 sobre a AFA, de São Francisco de Assis, no dia 24 de agosto, no Centro Desportivo Municipal (CDM) – último compromisso do time como mandante pela primeira fase.
Com o apito final, foi decretada a campanha dos guris da Federal nas seis rodadas disputadas em território santa-mariense: 5 vitórias e 1 derrota. O único resultado negativo da equipe como anfitriã foi para a atual campeã do Estadual, Sercesa, de Carazinho, por 6 a 1, no fim de junho. Antes disso, contudo, os representantes da Universidade bateram o elenco sub-20 do tradicional Atlântico, de Erechim, em confronto que teve os ingressos esgotados antes da bola rolar.
O auxiliar da comissão técnica da UFSM Futsal, Felipe Super, explica que o grupo está se esforçando para promover ações que façam com que a comunidade se aproxime do time, ao mesmo tempo em que conhece a modalidade. Uma delas, em sua visão, é o acordo que a agremiação fez com a escolinha Futsal Evolução. “Essa parceria faz com que as crianças, através de partidas preliminares aos jogos da Série Ouro, se motivem a praticar o futsal. Além de que, com as crianças indo, pais e familiares também se fazem presentes”, destacou o “braço direito” de Pranke.
O treinador garante que o apoio da torcida está fazendo total diferença na campanha dos guris da Federal, somado à dedicação do plantel “em todas as frentes”, como afirmou. O fixo Tariq, que passou a ter mais minutos em quadra desde a lesão de Fábio Escobar, foi o protagonista dos santa-marienses na vitória sobre a AFA, com dois gols marcados. O atleta ainda escorou a bola no tento que confirmou os 3 pontos à equipe após mas, na súmula do confronto, consta que o ala Tito, que chutou, foi o responsável por balançar a rede apesar do desvio do defensor.
“Eu fiz uma partida dentro das minhas características, os gols são consequência do trabalho”, assegurou o jogador, que não se mostrou surpreso com o estilo dos rivais, com uma marcação baixa. O duelo, embora tenha terminado a favor da UFSM Futsal, ficou marcado pelas inúmeras rebatidas pelas traves e pelo travessão de ambos os lados. “Às vezes acabamos perdendo a paciência, mas felizmente tivemos a tranquilidade e continuamos fazendo nosso jogo até o fim”, comentou Tariq após o embate no CDM.
O fixo defende as cores do time de Santa Maria desde 2021, acumulando passagens também pela categoria sub-20 da agremiação. Para ele, 2024 tem sido o ano em que a torcida mais tem apoiado o esquadrão. “Acredito que isso também é graças ao trabalho que estamos mostrando. A nossa campanha tá bem legal. Ficamos muito felizes”, declarou. Segundo Super, a vitória sobre o Atlântico foi importante para moldar o desempenho de todo o grupo.
“Fizemos um confronto digno para termos confiança de que nas próximas temporadas vamos evoluir em vários sentidos, tanto na gestão geral do projeto quanto, principalmente, na bagagem técnica e tática para que sigamos alimentando os atletas com situações que melhorem nosso jogo”, admitiu o auxiliar técnico. A UFSM Futsal volta à quadra no dia 14 de setembro, para a revanche diante dos erechinenses, mas agora fora de casa, para tentar finalizar a fase inicial da Série Ouro na liderança da chave.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.