DestaqueEsporte

ESPORTE. Encerrada a 1ª fase, UFSM Futsal foi a grande surpresa da Série Ouro, para o treinador

“Temos que valorizar esse trabalho, essa campanha”, diz Gabriel Pranke

Treinador acredita que o desempenho do time foi melhor até do que o próprio grupo imaginava (Foto Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal)

Por Pedro Pereira / com tabela da FGFS

Uma das histórias que marca o Campeonato Gaúcho – Série Ouro de 2024 é o retorno dos grandes clubes do Rio Grande do Sul ao certame. Nesta temporada, ACBF, de Carlos Barbosa, Assoeva, de Venâncio Aires, e Atlântico, de Erechim, voltaram a fazer parte da competição promovida pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), após um período afastados. Neste meio tempo, eles integraram a Liga Gaúcha de Futsal, versão alternativa do torneio.

As equipes confirmaram o favoritismo e finalizaram a 1ª fase da disputa na liderança de suas respectivas chaves. A UFSM Futsal acabou na 2ª colocação do grupo B, atrás somente da agremiação erechinense, que venceu a última edição da Liga Nacional de Futsal, e à frente da atual campeã Sercesa, de Carazinho, que terminou na 3ª posição (confira toda a tabela, no final deste texto). Na visão do treinador Gabriel Pranke, o desempenho dos guris da Federal pode ser classificado como a “grande surpresa” para os demais participantes.

“A gente conseguiu acabar (a 1ª fase) melhor do que imaginávamos. Todo mundo pensava que Atlântico e Sercesa iriam ficar no topo da chave e acabamos ficando acima de um deles, o que é bastante significativo para nós. A chave toda era difícil. Nós avaliamos que todos os times da nossa chave tinham um investimento interessante, um trabalho legal. Tivemos algumas dificuldades nos outros jogos também e conseguimos bons resultados, o que nos credenciou a terminar em 2º lugar”, contou.

Para o técnico, duas vitórias em específico tiveram envolvimento direto com a classificação final da equipe de Santa Maria na 1ª fase: a virada por 4 a 3 em cima dos carazinhenses na estreia, fora de casa; e o histórico triunfo por 2 a 1 sobre os representantes de Erechim no Centro Desportivo Municipal (CDM). “Estamos muito felizes. A UFSM Futsal foi a única a conseguir vencer o Atlântico na Série Ouro, na temporada”, destacou Pranke

Embora o elenco principal dos guris da Federal tenha como compromisso exclusivo a disputa da elite estadual da FGFS, outros clubes se dividem entre mais de uma competição, tanto de nível gaúcho quanto nacional. “Até brinquei um tempo atrás com o pessoal que, vendo a classificação, vemos times da Liga Nacional, campeões, times que estão fazendo frente na Copa Sul, e nós junto com eles. Temos que valorizar esse trabalho, valorizar essa campanha”, afirmou o treinador.

Novidades caseiras

Nesta temporada, a divisão universitária da UFSM Futsal – grupo formado exclusivamente por atletas que estudam na instituição – conquistou a vaga aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2024. O esquadrão, que não avançava à etapa nacional há 12 anos, foi formado pelos jogadores do plantel adulto com vínculo acadêmico à Universidade, como também por alunos aprovados em processos seletivos.

Entre os integrantes que eram somente estudantes, Lucas Senna, Matheus Gomes e Leonardo Elias foram convidados a fazer parte da equipe principal dos guris da Federal. Pranke revela que esta adesão dos reforços não foi algo planejado visto que, no início, os treinamentos visando os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) nem eram realizados junto do time que disputa o Estadual. Entretanto, com a saída de alguns membros, foi a alternativa encontrada pela comissão técnica.

“A gente tá gostando bastante do pessoal, aproveitando eles nos treinos. Todos que vão pros JUBs estão treinando com o elenco da Série Ouro. Eles estão se candidatando, inclusive, para daqui a pouco serem relacionados para alguma partida e terem minutagem”, disse o comandante. Para os representantes da Universidade, as oitavas de final da competição começam neste sábado (28).

A primeira adversária da equipe no mata-mata será a AFA, de São Francisco de Assis, que já foi rival do esquadrão neste ano em enfrentamentos válidos pela fase inicial da competição. Nas duas ocasiões, vitória dos guris da Federal: 7 a 4 em Manoel Viana, onde os oponentes mandam os confrontos; e 3 a 1 no CDM. O duelo de volta será em território santa-mariense, no dia 5 de outubro, às 20h.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo