Artigos

Mais luz e mais segurança: a nova iluminação de Santa Maria já começou – por Jorge Pozzobom

“Governar é enfrentar inúmeros desafios, mas também é nunca desistir”

Governar uma cidade é enfrentar inúmeros desafios, mas também é nunca desistir. Eu sou dessas pessoas que acredita que muito pode ser feito, ainda que outros, que dizem amar Santa Maria, duvidem dos nossos potenciais, da nossa força de trabalho e do nosso desenvolvimento. Mas é como eu sempre digo, com fé, amor e esperança, vencemos esses obstáculos e vivenciamos na prática o resultado da nossa perseverança. Digo ainda mais: por mais que alguns queiram, não vamos deixar de trabalhar pela cidade porque estamos em pleno período eleitoral. Há muito a ser feito e não iremos parar.

Demos início, nesta semana, à modernização nos pontos de luz do Município com instalações de lâmpadas LED. Vocês não imaginam a alegria que eu fiquei. O projeto-piloto da nova iluminação começou na Avenida Presidente Vargas e segue por diversas vias, onde já percebemos a diferença. Ao todo, 28 mil pontos da área urbana e do interior receberão a nova tecnologia, iniciativa inédita para a nossa Santa Maria. Essa importante conquista faz parte do projeto Luz e Segurança, prioridade do nosso governo, com vista a garantir que locais públicos sejam totalmente iluminados evitando, assim, problemas relacionados à escuridão, como acidentes, entre outros, reforçando sempre que onde tem luz não tem crime.

Para esta primeira etapa, recebemos 500 unidades de LED, as quais já estão sendo instaladas, conforme orientação dos órgãos de segurança. Junto a tantas outras realizações que podem ser acompanhadas por toda a cidade, esse é mais um projeto realizado com muita responsabilidade pela nossa administração. Claro que essa é uma iniciativa nova, portanto, também um período de avaliações para evitarmos riscos e danos. Lembrando que homologamos, em 15 de agosto, a proposta vencedora da licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, do Consórcio IP Santa Maria, que apresentou o menor valor de contraprestação mensal (R$ 762.734,38) no leilão na bolsa de valores B3, em São Paulo, no dia 19 de julho. Dez dias depois, representantes do consórcio estiveram no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para ouvir as principais demandas do Executivo Municipal quanto à execução dos serviços.

A boa notícia é que estamos vivenciando tudo isso, o que nos dá motivos para agradecer e comemorar. As tratativas para essa realização foram muitas e intensas, mas o importante é que a nova iluminação já começou. Nesta primeira etapa, serão colocadas lâmpadas LED na Avenida Presidente Vargas, nas ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, que incluem os bairros Patronato, Nossa Senhora de Fátima e Centro; Avenida Alcides Roth, no Bairro Juscelino Kubitschek; Rua Manoel Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta; Avenida Paulo Lauda e Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado.

A PPP prevê 24 anos de concessão, bem como a manutenção e a ampliação da rede existente, com um investimento de cerca de R$ 219 milhões na modernização de 28 mil pontos de luz para a tecnologia LED. Esse, com certeza, é o resultado de uma construção coletiva iniciada em 2021, com as primeiras tratativas com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Todo o Município iluminado é mais uma comprovação do compromisso do nosso governo com o desenvolvimento de Santa Maria e mais do que isso, com o cuidado das pessoas. Juntos, seguimos trilhando um caminho seguro para avançar ainda mais.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Qual desafio? Anunciar inumeras vezes que uma licitação seria feita? Anunciar que a licitação foi feita? Viajar para SP gastando dinheiro publico mesmo com só um contendor? Voltar e anunciar de novo? Anunciar que vai começar a implantação? É o desafio de ser mais marketeiro todo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo