Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– Mais perto dos seus, mas ainda preso. Há 46 dias no xilindró, o ex-vereador Mortari foi transferido, a seu pedido, da Ijuí para Agudo – para ficar mais próximo aos seus familiares.
– Mortari, ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito, e que pretendia retornar à Câmara, pelo UB, foi preso em 31 de julho, acusado de envolvimento em furto em relojoaria ijuizense, no final de janeiro.
– Sua defesa já tentou, mas ainda não conseguiu, resultado positivo a pedido de habeas corpus, que será de novo examinado, agora pelo Tribunal de Justiça do RS.
– A 20 dias do pleito, e com exatamente um mês de campanha (metade com trololó eletrônico), partidos e candidatos avaliam o que foi feito e definem estratégias para a reta final.
– Ninguém duvida, entre todos os concorrentes, que Valdeci Oliveira se encontra em situação mais confortável. Até recebe ataques, mas por ora apenas protocolares.
– Parece ser consensual, apreendeu o colunista junto a militantes de adversários do petista, que ele estará no segundo turno, se este for confirmado.
– Assim, resta a luta para ser o segundo, que estará no turno final, em que a campanha zera e tudo volta a ser possível.
– De maneira que, enquanto Rodrigo Decimo (PSDB) segue na campanha mais propositiva e buscando realçar os feitos do governo de que é um dos protagonistas, os demais sobem o tom.
– De uns dias para cá, foi possível notar que Giuseppe Riesgo (Novo), Roberta Leitão (PL) e mesmo Paulo Burmann (PDT) avançam nas críticas um contra os outros e resvalando em Valdeci.
– Cada qual a seu modo, buscam se colocar como a melhor alternativa para disputar com o candidato mais forte da aliança de centro esquerda, com Valdeci secundado por José Farret, do UB.
– Também é possível perceber que os candidatos esgrimem suas armas, entenda-se personagens que os apoiam, para tentar convencer o distinto público.
– Riesgo, nesse caso, já trouxe Marcel Van Hatten, um dos líderes da Direita no Congresso e, imagina-se, vai incorporar Beto Fantinel, do MDB, dando verniz centrista a suas pretensões.
– Quanto a Roberta, Bolsonaro é seu mantra. Se diz a única bolsonarista candidata. Supõe-se que acredita ser isso o principal fator capaz de catapultá-la ao segundo turno.
– Mas, atenção, como o escriba chegou a escrever na coluna assinada no final de semana, no Diário, há bolsonaristas em todas as candidaturas, exceção feita ao PSol.
– A maioria está com a candidata do PL, muito provavelmente, mas nem todos, por certo.
– Para fechar: novo momento para reavaliação das campanha se dará dentro de oito dias, quando acontece o debate organizado pela Rádio Gaúcha.
– Com transmissão também pelo YouTube de GaúchaZH, estão confirmadas as presenças dos sete candidatos à Prefeitura santa-mariense.
Na propaganda da Nossa Senhora dos afogados, falam que o Valdeci e o Dr. Farret governaram por 29 anos e meio…Não é que ela não saiba fazer contas…Eles sabem bem criar fakenews para o gado…O dr farret foi prefeito por 10 anos e foi responsável por inúmeras obras no município, principalmente na área da saúde…O Valdeci foi prefeito por 8 anos e também foi responsável por inúmeros projetos e criações importantes para nossa cidade…Portanto, estas pessoas só demonstram o mau-caratismo ao mentir porque lhe faltam propostas e argumentos…
Alas, muitos Cavalistas não foram no evento. Mote não foi suficiente para aumentar o comparecimento.
Candidatura queimar a largada é coisa para a Justiça Eleitoral. Roberta se queimou antes da largada do pleito. Polarizou demais e ficou com um nicho. Não tem Cavalão que salve. Alas, não tem um ar muito simpatico para piorar, nariz empinado não ajuda.
Aideti utilizou a relação pessoal com Rato Rouco na campanha. Outros responderam com ‘e se ele não se reeleger em 26?’. Pessimo diz que foi vice tanto no governo Rato Rouco quanto no Cavalão, uma nulidade sem barreiras partidarias.
‘acusado de envolvimento em furto em relojoaria ijuizense, no final de janeiro.’ É só isto mesmo ou há boatos?
‘da Ijuí para Agudo’?