DestaquePolítica

NAS INTERNAS. Mortari segue preso, após 46 dias; avaliação das campanhas e quem está tranquilo

O comportamento dos candidatos a três semanas do pleito; o próximo debate

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

Mortari: prisão e tentativa de soltura, com habeas corpus ainda a ser julgado (Foto Reprodução)

– Mais perto dos seus, mas ainda preso. Há 46 dias no xilindró, o ex-vereador Mortari foi transferido, a seu pedido, da Ijuí para Agudo – para ficar mais próximo aos seus familiares.

– Mortari, ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito, e que pretendia retornar à Câmara, pelo UB, foi preso em 31 de julho, acusado de envolvimento em furto em  relojoaria ijuizense, no final de janeiro.

– Sua defesa já tentou, mas ainda não conseguiu, resultado positivo a pedido de habeas corpus, que será de novo examinado, agora pelo Tribunal de Justiça do RS.

– A 20 dias do pleito, e com exatamente um mês de campanha (metade com trololó eletrônico), partidos e candidatos avaliam o que foi feito e definem estratégias para a reta final.

– Ninguém duvida, entre todos os concorrentes, que Valdeci Oliveira se encontra em situação mais confortável. Até recebe ataques, mas por ora apenas protocolares.

– Parece ser consensual, apreendeu o colunista junto a militantes de adversários do petista, que ele estará no segundo turno, se este for confirmado.

– Assim, resta a luta para ser o segundo, que estará no turno final, em que a campanha zera e tudo volta a ser possível.

Rodrigo Decimo: campanha propositiva e em defesa do governo, mas o mais atacado pelos demais concorrentes (Foto Reprodução)

– De maneira que, enquanto Rodrigo Decimo (PSDB) segue na campanha mais propositiva e buscando realçar os feitos do governo de que é um dos protagonistas, os demais sobem o tom.

– De uns dias para cá, foi possível notar que Giuseppe Riesgo (Novo), Roberta Leitão (PL) e mesmo Paulo Burmann (PDT) avançam nas críticas um contra os outros e resvalando em Valdeci.

– Cada qual a seu modo, buscam se colocar como a melhor alternativa para disputar com o candidato mais forte da aliança de centro esquerda, com Valdeci secundado por José Farret, do UB.

– Também é possível perceber que os candidatos esgrimem suas armas, entenda-se personagens que os apoiam, para tentar convencer o distinto público.

– Riesgo, nesse caso, já trouxe Marcel Van Hatten, um dos líderes da Direita no Congresso e, imagina-se, vai incorporar Beto Fantinel, do MDB, dando verniz centrista a suas pretensões.

Roberta: fé no seu maior cabo eleitoral. Mas há bolsonaristas noutras propostas (Foto Divulgação)

– Quanto a Roberta, Bolsonaro é seu mantra. Se diz a única bolsonarista candidata. Supõe-se que acredita ser isso o principal fator capaz de catapultá-la ao segundo turno.

– Mas, atenção, como o escriba chegou a escrever na coluna assinada no final de semana, no Diário, há bolsonaristas em todas as candidaturas, exceção feita ao PSol. 

– A maioria está com a candidata do PL, muito provavelmente, mas nem todos, por certo. 

– Para fechar: novo momento para reavaliação das campanha se dará dentro de oito dias, quando acontece o debate organizado pela Rádio Gaúcha.

– Com transmissão também pelo YouTube de GaúchaZH, estão confirmadas as presenças dos sete candidatos à Prefeitura santa-mariense.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo