DestaqueRegião

AGUDO. Cuca de morango com chantilly de nata é eleita a melhor do ano em Concurso de Cucas

Gastronomia germânica é uma das marcas do município

Concurso antecede a Festa do Moranguinho e da Cuca, que acontecerá de 31 de outubro a 3 de novembro. Foto Divulgação

Por Prefeitura de Agudo

Uma das marcas do município de Agudo é a sua gastronomia germânica e produção familiar, onde se destacam as saborosas cucas, que estão presentes como parte do cardápio de festas comunitárias na cidade e interior, além de ser prato principal em cafés e almoços coloniais. Essa tradição foi celebrada mais uma vez no “Concurso de Cucas”, realizado na sexta-feira (11), na Casa Charlote.

O evento, promovido pela Emater e Prefeitura de Agudo, faz parte da programação anual que exalta a herança cultural e gastronômica da cidade, famosa por suas festas comunitárias e produção familiar de cucas. Este ano, 14 participantes disputaram o prêmio, apresentando criações avaliadas por um júri especializado que considerou os quesitos de apresentação visual, sabor, criatividade e qualidade da massa.

Com sua cuca de morango com chantilly de Nata, batizada de “Doce Memória”, Rosane Kullmann conquistou o título de melhor cuca do ano de 2024. Seguida por Claudete Neu, com a cuca “Milchcreme Kuchen”, de morango e doce de Leite, e Janice Schütz, que garantiu o terceiro lugar com a receita “Freundschaft Kuchen” que combinava creme de chocolate branco, preto e morango. Já Renete Droese, com a cuca “Vestido Charlotte” de morango com abacaxi, ficou na quarta posição, seguida pela jovem Bruna Friedrich, com a cuca “Santo Ângelo”” que envolve côco e morango.

Durante a dinâmica do concurso, os jurados tiveram a oportunidade de provar cada cuca inscrita, avaliando os pratos concorrentes em quatro critérios principais: sabor, apresentação, criatividade e qualidade da massa. Outro fator interessante foi a exigência de que as cucas remetessem à tradição germânica ou símbolos que representassem o município de Agudo, reforçando o vínculo entre a iguaria e a identidade local.

Além do reconhecimento e premiações do concurso, as cinco primeiras colocadas foram premiadas terão a oportunidade de comercializar suas cucas durante a 26ª Festa do Moranguinho e da Cuca, um dos principais eventos da cidade, que acontecerá de 31 de outubro a 3 de novembro, no Volksgarten e no Ginásio Municipal.

A Festa do Moranguinho e da Cuca, conhecida por atrair turistas e apreciadores da culinária germânica, promete ser mais uma vez uma grande celebração do sabor e da tradição agudense. O prefeito, Luís Henrique Kittel, reforçou a importância do concurso para a valorização da cultura local. “Esse evento não só celebra nossas raízes, mas também potencializa a economia familiar, colocando Agudo no mapa gastronômico regional”, destacou.

Patrimônio cultural
Em Agudo, a cuca é considerada um patrimônio histórico e cultural. Desde 2021, por meio de uma lei municipal, o município reconhece a cuca como um patrimônio histórico, cultural e gastronômico. A famosa iguaria não só promove a culinária local, mas também valoriza a herança gastronômica trazida pelos imigrantes que colonizaram a região.

“Esse projeto nos permite fomentar iniciativas e parcerias que valorizem o saber artesanal e preservem as receitas tradicionais de família”, afirma Luivonir Dorneles, secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Turismo de Agudo.

Ainda, em 2023, o município alcançou um recorde gastronômico nacional com a maior cuca já feita no Brasil, produzida pelo Super Lis. A iguaria teve 184 metros de extensão e rendeu mais de 8 mil pedaços.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo