DestaquePolítica

BASTIDORES. Primeiro Orçamento de Decimo, o retorno das sessões da tarde, Corsan em nova CPI

Pelo segundo ano consecutivo, Câmara investiga companhia de saneamento

Por Maiquel Rosauro

O prefeito eleito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), irá administrar um orçamento de R$ 1,450 bilhão em seu primeiro ano de gestão. É o que aponta o Projeto de Lei 9848/2024, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município para o ano de 2025. A proposta foi protocolada na sexta-feira (25) na Câmara Municipal. O valor é 2,55% superior aos R$ 1,414 bilhão estimados para este ano.

A área com maior concentração de despesa é Administração, com 20,34% do orçamento, seguida de Educação, com 18,79%; seguida por Previdência Social (18,26%) e Saúde (12,40%). Confira abaixo:

Sessões plenárias

As sessões ordinárias do Poder Legislativo de Santa Maria retornam ao horário habitual, às 15h, nas terças e quintas-feiras. O Boletim da sessão desta terça (29) não possui nenhuma matéria em segunda discussão e votação.

CPI da Corsan

Durante a campanha eleitoral, o Poder Legislativo de Santa Maria criou uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). Instalada em 4 de outubro, seu objetivo é apurar problemas de abastecimento de água no município e supostos usos de subterfúgios e manobras feitas por insuficiências técnicas na solução dos problemas.

Tubias Callil (PL) é o presidente da CPI, com Adelar Vargas – Bolinha (MDB) como vice-presidente e Alexandre Vargas (Republicanos) na função de relator. Pesquisa no site da Câmara indica que, até o momento, o único documento protocolado pela investigação foi a ata de instalação do colegiado.

Este é o segundo ano consecutivo que é formada uma CPI da Corsan em Santa Maria. Ano passado, o colegiado era formado por Paulo Ricardo Pedroso (PSD), presidente; Manoel Badke – Maneco (UB), vice-presidente; e Helen Cabral (PT), relatora.

“O município trocou um contrato regular, válido e em vigor, que era o contrato de programa de 2018, por um contrato irregular e precário, eivado de nulidades, e que coloca o planejamento dos Serviços de Fornecimento de Água e Esgoto exclusivamente nas mãos da Corsan privada, expondo a população a tarifas elevadas e a um serviço precário com as demissões de funcionários capacitados, além de entregar o planejamento do saneamento unilateralmente nas mãos da empresa privada, colocando em risco obras e investimentos no Município de Santa Maria”, constatou o relatório da CPI da Corsan de 2023.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo