Artigos

Dia do Professor: minha homenagem aos nossos heróis da Educação – por Jorge Pozzobom

‘Maior realização é a entrega dos uniformes para nossos mais de 20 mil alunos’

Nesta semana, comemoramos o Dia do Professor e nada mais justo do que celebrar esses profissionais que constroem, todos os dias, um mundo melhor. Eu costumo sempre dizer que, ao encontrarmos um engenheiro, um advogado, um médico, entre outros, é mais difícil alguém dizer: “oi, meu engenheiro”, “oi, meu advogado”, com a mesma ênfase que o fazemos para aqueles que são (ou foram) nossos mestres. Quando estamos com eles, por mais que o tempo em sala de aula tenha passado, já gritamos: “oi, meu professor”! “Oi, minha professora”! E isso é a mais pura realidade.

Tenho muito orgulho dos educadores da nossa Rede Municipal de Ensino. E, por isso, investimos tanto, e queríamos ter feito muito mais, pelos nossos alunos e docentes. Só nesta gestão, contratamos mais de 1500 mil professores, tudo isso acompanhado de tantas outras realizações nesta área. Em toda a nossa gestão, mantivemos os salários em dia, bem como reforçamos a reposição salarial, a qual eles nunca deixaram de receber. E outro fato bem importante: concedemos o direito à hora-atividade, que estava prevista por lei desde 2003, mas os professores só tiveram acesso na nossa gestão. É fato que o trabalho de um professor não é somente na sala de aula e isso nós reconhecemos.

Para cuidar desses profissionais, criamos o Núcleo de Formação e Desenvolvimento Humano (Fordes), com o objetivo de cuidar da saúde mental e da qualidade de vida do servidor municipal da educação, incluindo estagiários, auxiliares de serviços gerais, merendeiros, agentes administrativos, gestores e professores. Isso sem falar nas paradas formativas em toda a rede, previstas no calendário do ano letivo.

Para facilitar o dia a dia dos professores, entregamos os chromebooks, além de modernas plataformas digitais. Entregamos milhares de materiais didáticos-pedagógicos nas escolas, o que também dá mais condições de trabalho ao professor.

Nos últimos anos, trabalhamos muito pela educação. Além das 10 creches entregues, oito em cada 10 escolas foram reformadas, sendo que todas receberam mobiliário novo. Claro que, para mim, como prefeito, a maior realização é a entrega dos uniformes para os nossos mais de 20 mil alunos. Vocês não têm noção da minha alegria ao ver nossas crianças e adolescentes uniformizados, assim como tantos adultos do EJA. É como eu sempre digo: uniforme representa pertencimento, segurança e economia. Tenho certeza que esse é um dos principais legados da minha gestão nesta cidade que tanto amo. Parabéns aos nossos professores! Vocês, mais do que ninguém, sabem o quanto que para nós, a educação é o único caminho. Prioridade absoluta, não no discurso, mas na prática.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Todos os anos a mesma ladainha sentimental. Em todos os lugares. Os mesmos chavões. Se os professores fossem montar uma banda de rock se chamaria ‘Herois Pobres’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo