DestaqueEconomia

ECONOMIA. Para consolidar indústria de confecções, Santa Maria Têxtil é lançado na Mercopar, em Caxias

Construído pela Prefeitura, novo Arranjo Produtivo Municipal une 15 empresas

Lançamento aconteceu no espaço da Prefeitura na 33ª Feira de Inovação Industrial Mercopar, que acontece em Caxias do Sul

Por Lenon de Paula (texto e foto) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou, nesta quarta-feira (16), o lançamento do Santa Maria Têxtil, um Arranjo Produtivo Municipal (APM) do setor têxtil e de confecções do Município. A iniciativa ocorreu no estande montado pela Prefeitura para apresentar a indústria local na maior feira de inovação industrial da América Latina, a 33ª Feira de Inovação Industrial Mercopar, em Caxias do Sul.

Um APM é uma articulação estratégica entre empresas de um mesmo segmento, visando manter vínculos de cooperação para o desenvolvimento e consolidação no mercado. No caso do Santa Maria Têxtil, são 15 empresas do ramo que compõem o agrupamento, com a finalidade de organizar ações em conjunto (como treinamentos, por exemplo), fortalecer o nicho e reduzir desigualdades concorrenciais.

“A articulação entre as empresas do ramo têxtil em um Arranjo Produtivo ocorre para aprimorar não somente o desenvolvimento econômico do Município, mas também a competitividade de cada uma delas em seu segmento. Uma vez que essas empresas participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados, a cooperação entre as partes promove o crescimento de todo o setor. Nos últimos anos já realizamos consultorias com as empresas e treinamentos para qualificação de mão de obra. O lançamento deste APM consolida as ações da Prefeitura em prol deste nicho”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

A iniciativa faz parte do Programa de Fortalecimento das Empresas de Confecções de Santa Maria, promovido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae há dois anos. Este programa viabilizou consultoria aos empreendedores do setor com foco no desenvolvimento e qualificação da gestão financeira e da produtividade, promovendo a redução de custos e o aperfeiçoamento de processos produtivos.

Neste contexto, em maio deste ano, a Prefeitura celebrou a conclusão das aulas dos cursos de corte e costura, onde foram certificadas 28 novas profissionais – 14 no Curso Básico e posteriormente no Curso de Costura Industrial Avançado II, e 14 no Curso de Costura Industrial Avançado I. Os cursos foram custeados pelo Município e promovidos em parceria com o Sebrae, Senai e empresas do ramo. A medida surgiu como contraposição à dificuldade em recrutar mão de obra qualificada nesta área.

“O projeto Santa Maria Têxtil é um marco para a nossa cidade, pois não apenas fortalece a identidade do setor e da indústria local, mas também promove uma cultura de colaboração entre as empresas locais. Com a criação de uma marca unificada, estamos mostrando que Santa Maria é um polo industrial vibrante e capaz de competir no mercado”, pontua a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elizandra Fagundes.

O Santa Maria Têxtil integra um conjunto de ações promovidas pela Prefeitura em prol do desenvolvimento econômico e da melhora do ambiente de negócios, da desburocratização e geração de emprego e renda, ao lado de iniciativas como o Programa Avança Santa Maria, Poupa Tempo, Descomplica Santa Maria, Sala do Empreendedor e Tudo Fácil Empresas, além dos programas de oferta de crédito Distrito Criativo Credi e Juro Zero.

Arranjo Produtivo Municipal

Um Arranjo Produtivo Municipal é agrupamento de empresas com o objetivo de organizar conjuntamente práticas de cooperação, interação, treinamento, entre outros. O objetivo é melhorar o ambiente de competitividade entre as micro, pequenas e médias empresas, reduzindo desigualdades e promovendo a descentralização do desenvolvimento produtivo, bem como o fomento ao empreendedorismo. No Município, os APMs são estabelecidos pela Lei Complementar nº 164/2023 e regulamentados pelo Decreto nº 73/2024.

Mercopar

A Mercopar é uma feira de inovação e de negócios cujo objetivo é aproximar empresas nacionais e internacionais, conectando organizações. Ela é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Com mais de 30 anos de existência, a feira é um espaço de geração de relacionamentos, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à movimentação da economia. O evento ocorre no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva.

Para compor a edição deste ano, um estande de aproximadamente 130m² foi montado pela Prefeitura em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae), reunindo 10 empresas da indústria local. São elas: RJM Nobreaks; Ávato Tecnologia; Facas Coqueiro; Plurimetal Tubos Personalizados; LokarSeg Soluções Sustentáveis em Proteção; Sampatrício Sistemas de Irrigação; Cefas Fábrica de Portas; V&G Confecções, FV Máquinas e Iriart Uniformes. No local também serão expostos os produtos das empresas apoiadoras: Zagaia Brewery, Cyrilla Bebidas e Waissburg Chocolates. O investimento do Executivo Municipal para os quatro dias de evento é de R$ 72,8 mil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo