Por Lenon de Paula (texto e foto) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou, nesta quarta-feira (16), o lançamento do Santa Maria Têxtil, um Arranjo Produtivo Municipal (APM) do setor têxtil e de confecções do Município. A iniciativa ocorreu no estande montado pela Prefeitura para apresentar a indústria local na maior feira de inovação industrial da América Latina, a 33ª Feira de Inovação Industrial Mercopar, em Caxias do Sul.
Um APM é uma articulação estratégica entre empresas de um mesmo segmento, visando manter vínculos de cooperação para o desenvolvimento e consolidação no mercado. No caso do Santa Maria Têxtil, são 15 empresas do ramo que compõem o agrupamento, com a finalidade de organizar ações em conjunto (como treinamentos, por exemplo), fortalecer o nicho e reduzir desigualdades concorrenciais.
“A articulação entre as empresas do ramo têxtil em um Arranjo Produtivo ocorre para aprimorar não somente o desenvolvimento econômico do Município, mas também a competitividade de cada uma delas em seu segmento. Uma vez que essas empresas participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados, a cooperação entre as partes promove o crescimento de todo o setor. Nos últimos anos já realizamos consultorias com as empresas e treinamentos para qualificação de mão de obra. O lançamento deste APM consolida as ações da Prefeitura em prol deste nicho”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.
A iniciativa faz parte do Programa de Fortalecimento das Empresas de Confecções de Santa Maria, promovido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae há dois anos. Este programa viabilizou consultoria aos empreendedores do setor com foco no desenvolvimento e qualificação da gestão financeira e da produtividade, promovendo a redução de custos e o aperfeiçoamento de processos produtivos.
Neste contexto, em maio deste ano, a Prefeitura celebrou a conclusão das aulas dos cursos de corte e costura, onde foram certificadas 28 novas profissionais – 14 no Curso Básico e posteriormente no Curso de Costura Industrial Avançado II, e 14 no Curso de Costura Industrial Avançado I. Os cursos foram custeados pelo Município e promovidos em parceria com o Sebrae, Senai e empresas do ramo. A medida surgiu como contraposição à dificuldade em recrutar mão de obra qualificada nesta área.
“O projeto Santa Maria Têxtil é um marco para a nossa cidade, pois não apenas fortalece a identidade do setor e da indústria local, mas também promove uma cultura de colaboração entre as empresas locais. Com a criação de uma marca unificada, estamos mostrando que Santa Maria é um polo industrial vibrante e capaz de competir no mercado”, pontua a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elizandra Fagundes.
O Santa Maria Têxtil integra um conjunto de ações promovidas pela Prefeitura em prol do desenvolvimento econômico e da melhora do ambiente de negócios, da desburocratização e geração de emprego e renda, ao lado de iniciativas como o Programa Avança Santa Maria, Poupa Tempo, Descomplica Santa Maria, Sala do Empreendedor e Tudo Fácil Empresas, além dos programas de oferta de crédito Distrito Criativo Credi e Juro Zero.
Arranjo Produtivo Municipal
Um Arranjo Produtivo Municipal é agrupamento de empresas com o objetivo de organizar conjuntamente práticas de cooperação, interação, treinamento, entre outros. O objetivo é melhorar o ambiente de competitividade entre as micro, pequenas e médias empresas, reduzindo desigualdades e promovendo a descentralização do desenvolvimento produtivo, bem como o fomento ao empreendedorismo. No Município, os APMs são estabelecidos pela Lei Complementar nº 164/2023 e regulamentados pelo Decreto nº 73/2024.
Mercopar
A Mercopar é uma feira de inovação e de negócios cujo objetivo é aproximar empresas nacionais e internacionais, conectando organizações. Ela é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Com mais de 30 anos de existência, a feira é um espaço de geração de relacionamentos, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à movimentação da economia. O evento ocorre no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva.
Para compor a edição deste ano, um estande de aproximadamente 130m² foi montado pela Prefeitura em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae), reunindo 10 empresas da indústria local. São elas: RJM Nobreaks; Ávato Tecnologia; Facas Coqueiro; Plurimetal Tubos Personalizados; LokarSeg Soluções Sustentáveis em Proteção; Sampatrício Sistemas de Irrigação; Cefas Fábrica de Portas; V&G Confecções, FV Máquinas e Iriart Uniformes. No local também serão expostos os produtos das empresas apoiadoras: Zagaia Brewery, Cyrilla Bebidas e Waissburg Chocolates. O investimento do Executivo Municipal para os quatro dias de evento é de R$ 72,8 mil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.