DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. UFSM se consolida entre as melhores universidades da América Latina no “QS Ranking”

Universidade segue em 70ª da América Latina e 18ª do Brasil na atual edição

Da Agência de Notícias da UFSM, com arte de Daniel Michelon De Carli

Foram divulgados nesta quinta-feira (3) os resultados do QS World University Rankings 2025: América Latina e Caribe. Nesta edição, a UFSM permanece como a 70ª da América Latina e 18ª do Brasil – 12ª entre as federais. Trata-se do mesmo desempenho da edição anterior do ranking, consolidando os avanços que fizeram com que a Universidade subisse 11 posições.

Entre os indicadores avaliados, nesta edição a UFSM obteve avanços em “citações por artigo” (subiu 14 posições), “reputação acadêmica” (cinco colocações) e “impacto na web’ (aumento de três posições). Também são considerados outros indicadores, como docentes com doutorado. 

O levantamento foi feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior. A edição de 2025 – a 14ª do ranking – avalia 437 universidades da América Latina em 23 países. No total, 96 universidades do Brasil estão elencadas. Do Rio Grande do Sul, as quatro melhores, nesta ordem, são a UFRGS, a PUCRS, a UFSM e a UFPel.

Referência nacional e latino-americana

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Nogueira, destaca que os índices de citação de artigos/pesquisador/instituição são parâmetros fundamentais para avaliar o reconhecimento do conhecimento científico produzido e a reputação científica.

“O aumento desses índices reflete a qualidade, importância e relevância do conhecimento científico gerado, bem como sua repercussão para a área, em decorrência do comprometimento de pesquisadores e da comunidade científica. Esse crescimento também está relacionado a políticas e investimentos em ciência, além de evidenciar a excelência na formação de recursos humanos em torno de um núcleo científico de destaque”, avalia.

Segundo a pró-reitora, análises recentes têm destacado os índices da UFSM, demonstrando todo o arcabouço do ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação criado, fomentado e em constante aprimoramento pela Instituição.

Da mesma forma, o investimento realizado, ao longo dos anos, em equipamentos de vanguarda e alta tecnologia, voltados à estruturação de infraestruturas de pesquisa multiusuárias, tem desempenhado um papel fundamental na consolidação de ações concretas em pesquisa e na produção de conhecimento de excelência. Esse avanço tem gerado impactos significativos na inovação, no desenvolvimento de tecnologia e na transferência de conhecimento em diversas áreas.

“A consolidação do ecossistema de pós-graduação na UFSM é, sem dúvida, um dos principais pilares que posiciona a Universidade como uma referência nacional e latino-americana, além de impulsionar sua visibilidade e reputação no cenário internacional”, enfatiza Cristina.

Os resultados completos podem ser vistos no site do QS Ranking.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo