Da Agência de Notícias da UFSM / Com arte de Daniel Michelon De Carli
A UFSM subiu uma posição entre as universidades brasileiras no Times Higher Education (THE) – World University Ranking 2025, divulgado nesta quarta-feira (9). A Universidade passa a ocupar a 11ª colocação entre as instituições do país. Na edição anterior do ranking, em 2024, era a 12ª colocada. A UFSM também melhorou sua colocação entre as universidades federais: agora é a 6ª melhor, ante a 7ª posição no ano passado.
Em nível mundial, a UFSM se mantém na faixa das 1201-1500 melhores do ano, mesmo desempenho do ano passado.
Já entre as universidades gaúchas, a UFSM segue ocupando a 3ª posição entre as seis avaliadas, atrás somente da UFRGS e PUCRS.
Nesta edição do ranking, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o Brasil foi representado por 61 instituições de ensino superior, cinco a mais que em 2024. No mundo todo, foram 2.092 universidades avaliadas, de 115 países.
Destaque no pilar “Ensino”
O Times Higher Education – World University Ranking 2025 classificou as universidades de acordo com cinco pilares: “Ensino”, “Ambiente de Pesquisa”, “Qualidade em Pesquisa”, “Indústria” e “Panorama Internacional”, cada qual com indicadores métricos que atribuem peso aos pilares e formam a nota final.
O destaque da UFSM nesta edição do levantamento foi para o pilar “Ensino”: a Universidade subiu 51 posições mundiais, passando de 612 para 561.
Confira o desempenho da UFSM nos pilares avaliados.
Mais informações sobre este e outros rankings no site da Proplan.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.