DestaqueEsporte

ESPORTE. Em casa, HandUFSM termina 2ª etapa do “Gaúcho de Handebol de Areia” na 5ª colocação

Time somou pontos e busca a classificação para a fase final, em dezembro

Guris da Federal estrearam pelo Estadual alternativo no sábado, com parte do elenco à disposição (Foto HandUFSM/Divulgação)

Por Pedro Pereira

A HandUFSM, equipe masculina de handebol da Universidade, terminou a 2ª etapa do Campeonato Gaúcho de handebol de areia – modalidade também conhecida como handbeach – na 5ª colocação. Os jogos aconteceram no sábado (26), no Parque Itaimbé, e serviram para que o esquadrão somasse pontos visando a classificação à fase final. Agora, o time se prepara de olho na última rodada, prevista para acontecer no dia 23 ou 24 de novembro.

No fim de semana, os guris da Federal tiveram duas derrotas pelo placar de 2 sets a 1, para o Cespoa, de Porto Alegre, e para a AECB/BH Repuxo, de Campo Bom, e uma vitória por 2 a 0 sobre a ACF, de Canoas. Os elencos feminino e masculino da Feevale/AECB, também de Campo Bom, foram os campeões. A organização do certame em território santa-mariense foi da UFSM, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Federação Gaúcha de Handebol.

Uma nova experiência

Embora a etapa do último sábado tenha sido a 2ª do Campeonato Gaúcho de handebol de areia, foi a rodada de estreia da HandUFS, única representante de Santa Maria na competição. Isso se dá pois, na época das partidas de estreia, realizadas no dia 5 de outubro, na capital do Rio Grande do Sul, a equipe se preparava com foco na disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em que terminaram com a medalha de bronze.

De acordo com o diretor técnico do time, Lucas Machado, não foi possível conciliar os treinamentos do handebol de quadra com os de handebol de areia para que os santa-marienses pudessem disputar também o Estadual de handbeach. O plantel para o torneio do sábado, inclusive, não contou com todos os jogadores inicialmente planejados para fazer parte do grupo. Os atletas foram pegando o ritmo do certame à medida em que os confrontos aconteciam.

“Na disputa de 5º lugar (contra a ACF), os meninos já estavam mais cadenciados. A dinâmica do esporte é totalmente diferente do handebol de quadra. A gente teve um pouco de dificuldade no começo, mas sabíamos que o resultado era o de menos, a gente precisava jogar. Como são etapas divididas, ainda existe a possibilidade de classificação para as finais”, destacou o dirigente. A decisão do título da competição está marcada para o dia 7 ou 8 de dezembro, em Porto Alegre.

Em casa

Além de estreantes, os guris da Federal foram os mandantes da 2ª etapa. Machado frisa que receber os jogos em Santa Maria só foi viável através do apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O órgão trabalhou para melhorar a infraestrutura do Parque Itaimbé, com ênfase na iluminação, para que as atividades pudessem ocorrer durante à noite, visando a realização do Campeonato Gaúcho de handebol de areia.

“Sediar sempre é muito difícil porque envolve toda a infraestrutura, você precisa contar com o apoio de muitas pessoas. A Secretaria foi muito importante. A etapa do Estadual foi tão elogiada que já está sendo pensado em trazer, quem sabe, uma etapa do circuito nacional para Santa Maria no próximo ano ou, talvez, em 2026. O Parque Itaimbé foi muito elogiado. A estrutura deverá melhorar conforme as obras vão acontecendo e a gente tem uma bela oportunidade de trazer novas competições de areia”, declarou o diretor técnico.

Agora, o foco da HandUFSM será no handebol de quadra, visto que a equipe disputará mais partidas válidas pelo Campeonato Gaúcho em novembro. Os últimos compromissos dos santa-marienses pelo certame foram em solo caseiro, no fim de setembro – clique aqui para relembrar. De qualquer forma, Machado garante que um ou dois treinamentos na areia serão mantidos a fim de entrosar o elenco para a 3ª e última etapa da competição e, então, se confirmar na fase final.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo