DestaqueEsporte

ESPORTE. Jogos Universitários Indígenas da Região Sul serão realizados neste fim de semana, na UFSM

Cerca de 300 pessoas devem participar das atividades, no campus de Camobi

Além do cabo de guerra, outras nove modalidades serão disputadas entre os dois dias de evento (Foto Simoni Helfer/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Neste sábado (12) e no domingo (13), acontece no campus de Camobi da UFSM a 1ª edição dos Jogos Universitários Indígenas da Região Sul (JUIRS). Participarão do evento aproximadamente 300 acadêmicos indígenas vinculados a instituições federais, estaduais e particulares de ensino superior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, como também outros coletivos convidados.

As modalidades a serem disputadas nesta edição, são: atletismo, cabo de guerra, bodoque, arremesso de lança, arco e flecha, corrida de tora, arremesso de peso, voleibol, futsal e natação. Todas as atividades acontecem entre a pista de atletismo, o campo do estádio e os ginásios do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade. A solenidade de abertura será às 8h deste primeiro dia.

Além disso, na noite deste sábado, será realizado o desfile da “Mais Bela Atleta Indígena”. Neste momento, cada grupo participante indicará uma candidata que será avaliada a partir de critérios como conhecimento cultural, conhecimentos gerais e conhecimento sobre o movimento estudantil, além da beleza. Serão eleitas uma “rainha” e duas “princesas” para a “corte”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo