Por Pedro Pereira
Neste sábado (12) e no domingo (13), acontece no campus de Camobi da UFSM a 1ª edição dos Jogos Universitários Indígenas da Região Sul (JUIRS). Participarão do evento aproximadamente 300 acadêmicos indígenas vinculados a instituições federais, estaduais e particulares de ensino superior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, como também outros coletivos convidados.
As modalidades a serem disputadas nesta edição, são: atletismo, cabo de guerra, bodoque, arremesso de lança, arco e flecha, corrida de tora, arremesso de peso, voleibol, futsal e natação. Todas as atividades acontecem entre a pista de atletismo, o campo do estádio e os ginásios do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade. A solenidade de abertura será às 8h deste primeiro dia.
Além disso, na noite deste sábado, será realizado o desfile da “Mais Bela Atleta Indígena”. Neste momento, cada grupo participante indicará uma candidata que será avaliada a partir de critérios como conhecimento cultural, conhecimentos gerais e conhecimento sobre o movimento estudantil, além da beleza. Serão eleitas uma “rainha” e duas “princesas” para a “corte”.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.