Por Pedro Pereira
Soberano no futebol americano com oito taças do Campeonato Gaúcho na prateleira, o Santa Maria Soldiers está na busca de ser referência também na modalidade derivada do esporte, o flag football. Com uma equipe feminina reformulada e um time masculino constituído “do zero”, a agremiação teve neste mês as primeiras provas de fogo com cada elenco por meio da disputa dos Estaduais das categorias
Nos dias 19 e 20, na cidade de Tapejara, no nordeste do Rio Grande do Sul, os guris do “Exército” encerraram a participação no torneio em 6º lugar, após caírem para a Matilha dos Vales, de Santa Cruz do Sul. Já as gurias, no sábado passado (26), em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, avançaram às semifinais, perderam e, na decisão da medalha de bronze, viram o Erechim Coroados sobressair.
O head coach das equipes, Cristian Bolzan, evidenciando a mentalidade vencedora tradicional da agremiação, avaliou as campanhas: “resultados que não sejam o título nunca são o esperado. Porém, sabíamos das dificuldades que teríamos na modalidade, por ser um projeto recente no Soldiers. Faz parte do nosso processo de formação. Agora, a ideia é seguir difundindo para competirmos e vencermos campeonatos em 2025”.
Flag em Santa Maria
O primeiro time de flag football do clube de Santa Maria foi no naipe feminino e nasceu no dia 15 de julho de 2017, no campo à frente das piscinas do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. Na tarde daquele sábado, mais de 30 mulheres participaram de um processo seletivo para atletas que resultaria na primeira formação do plantel verde-preto que, no futuro, se tornaria o maior campeão do Estado. Ao todo, são dois títulos do Campeonato Gaúcho (2018 e 2019) e três da Copa RS (2017, 2018 e 2019).
Em função da pandemia, as competições do esporte em território brasileiro, assim como no futebol americano, precisaram ser paralisadas em 2020 e em 2021. Em 2022, quando os certames foram retomados, as gurias do “Exército” não conseguiram manter o sucesso das temporadas anteriores, tendo garantido a medalha de prata no Gauchão e a 4ª colocação na Copa RS. Em 2023, novamente o vice no Estadual.
Em dezembro do ano passado, divergências com a direção do Soldiers ocasionaram a saída do elenco feminino que vestia o verde-preto no flag football, da agremiação. Grande parte das atletas, então, acabou formando um novo time, conhecido como Ártemis. A equipe da cidade, da mesma forma, não desistiu e apostou na reformulação do plantel e na implementação de um esquadrão masculino – projetos que iniciaram oficialmente em junho de 2024, após as enchentes de maio.
Bolzan afirma que a decisão de continuar o trabalho que já vinha sendo realizado pelo “Exército” no esporte se deu com o desenvolvimento do clube em mente, além do crescimento da modalidade no Estado. “O Rio Grande do Sul tem ampliado bastante o número de times e a qualidade do flag football. Isso é extremamente importante. A tendência é seguir evoluindo e trazendo bons frutos”, declarou o head coach.
Em desenvolvimento
O elenco masculino do Soldiers para o Gauchão deste ano foi composto tanto por “soldados” da divisão de futebol americano quanto por novatos, reunidos através de seletivas. No naipe feminino, algumas jogadoras que haviam deixado a agremiação voltaram a vestir o verde-preto por conta de uma parceria firmada entre os esquadrões e se juntaram a um grupo de novas jogadoras.
“A captação de novos atletas é fundamental para o sucesso do projeto. Além disso, aumentar a nossa carga de treinos e cobranças também é de suma importância para a melhora da nossa performance. Nosso objetivo é tornar o Santa Maria Soldiers uma instituição forte e competitiva em todas as modalidades”, garantiu Bolzan sobre o trabalho realizado visando os Estaduais e os objetivos das equipes do “Exército”.
Questionado sobre a participação em torneios ainda neste ano ou no circuito nacional de flag football a partir de 2025, o head coach conta que a iniciativa ainda está na fase inicial e, dessa forma, a participação em competições futuras será avaliada de forma constante. Contudo, ele promete: “a meta é jogarmos todos os campeonatos que estiverem ao nosso alcance”.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.