DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Novo alerta de tempestade e ciclone, inaugurações na Tomazetti, Rossi e Brenner

Duas escolas e quadra poliesportiva, os laudos das enchentes de abril e maio

Por Paulo André Dutra

* Alerta de tempestade (imagem ao lado) emitido pelo Inmet, na cor amarela (perigo potencial), para esta quarta-feira (23), com vigência das 7 horas às 18 horas.

* O fenômeno traz chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm/dia, ventos entre 40-60 km/h e eventual queda de granizo.

* Segundo nota da Defesa Civil, durante a quinta-feira (24) o sistema de baixa pressão permanece se intensificando e se aprofunda sobre o Uruguai e Sul gaúcho, dando origem a um ciclone extratropical, que continua trazendo chuva forte a moderada para a região centro.

* Em decorrência da possibilidade de tempestade, a Defesa Civil emitiu alerta hidrológico para as bacias hidrográficas do Vacacaí-Vacacaí Mirim, Santa Maria, Camaquã, Baixo Jacuí e Ibicuí.

Apresentação musical dos alunos da escola Ione Parcianello (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

* Entregue à comunidade do Bairro Tomazetti, em ato na noite desta segunda-feira (21), a nova sede da EMEF Ione Medianeira Parcianello.

* Praticamente R$ 4 milhões foram investidos na demolição do antigo prédio e construção do novo, com salas de aula, laboratório de informática, sala de recursos, espaço dos professores, banheiros (convencionais e adaptados), biblioteca, refeitório e cozinha.

* Já nesta terça-feira, os 182 alunos começaram as atividades letivas no novo local. No período de obras, as aulas ocorreram em espaço alugado do Instituto São José.

* “Nós tivemos um grande problema com escoamento de água, por muitos anos. Sempre que chovia, a escola alagava. E nós, mesmo em meio ao choro, buscávamos soluções para não deixar de atender os alunos”, contou a diretora Marli Giacomelli.

Atividade do Projeto Judoca Cidadão na entrega da quadra coberta da EMEF São João Batista (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

* Outro evento ocorreu durante a tarde desta terça-feira na EMEF São João Batista, na Vila Brenner (Divina Providência), quando foi entregue a nova quadra poliesportiva coberta.

* Foi viabilizada em parceria com Loja Maçônica Pitágoras nº 109, que devia contrapartida ao Município por conta de um processo de compensação de área. O investimento foi de R$ 412 mil reais.

* A escola atende 138 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e da tarde.

* Coincidência ou não, mas uma outra escola será entregue nesta quarta-feira (23). Será a EMEI Criança Cidadã, na Vila Rossi (Pinheiro Machado). O ato acontece às 19 horas.

* Mais de 20 mil laudos para os municípios atingidos pelas enchentes de abril e maio foram concluídos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) nas regiões Metropolitana, Vales do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale dos Sinos, Central, Missões, Serra, Vale do Caí e Jacuí.

* Refere-se às residências afetadas pelas águas e constitui requisito para que os municípios consigam ter acesso a programas habitacionais do governo federal.

* No total, foram aprovados e entregues 18.970 laudos habitacionais, apresentando a classificação dos imóveis conforme o nível de danos estruturais sofridos. Outros 794 laudos foram reprovados.

* Além dos laudos habitacionais, também foram emitidos 446 laudos de estradas e 238 de pontes, abrangendo 98 municípios.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo