Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– João Ricardo Vargas, do PL, ao se despedir de uma conversa com o candidato Rodrigo Decimo, do PSDB, no final da manhã desta quarta:
– “Então, tá; a partir de amanhã (hoje, quinta), já estaremos usando essa ‘bolotinha’ que tu tem no peito”, se referindo ao adesivo de campanha do tucano.
– Conclusão óbvia: mesmo que por gravidade, o PL, ou a maioria de seus líderes ao menos, está já confirmando apoio à dobradinha Decimo/Lucia, no segundo turno.
– É grande a curiosidade para saber que mudanças haverá, nos programas do trololó eletrônico, que reiniciam nesta sexta, no rádio e na televisão.
– Além de maior, quase dois minutos a mais para Decimo, e três para Valdeci, os programas terão de adaptar os discursos com a adesão de aliados.
– Palpite claudemiriano: muito atacado no primeiro turno por seus agora aliados, o tucano terá que apresentar mudança mais significativa. Inclusive para evitar melindres.
– A propósito, aviso aos navegantes: a posição oficial de um partido, não importa o matiz, é apenas um sinalizador. O importante é o apoio do eleitor desse partido.
– Aliás, Alídio da Luz, presidente da Federação que une PSol e Rede está convocando para um encontro nesta sexta, 11, 6 e meia da tarde, no Sindicato dos Bancários.
– Na reunião, aberta a filiados dos dois partidos, será feito um balanço do 1º turno e também haverá tomada de posição sobre o 2º, que será disputado por Decimo (PSDB) e Valdeci (PT).
– Não se sabe o que fará o MDB oficialmente, até o momento em que esta seção é concluída. Seja qual for a decisão, porém, haverá uma divisão.
– Parte da agremiação deve apoiar Valdeci Oliveira, do PT, por proximidade ideológica. E outra parte chancelará Rodrigo Decimo, pelo mesmo motivo. Pooois é.
‘Palpite claudemiriano: muito atacado no primeiro turno por seus agora aliados[…]’. Massa não lembra do primeiro turno até porque a maioria não presta atenção. Eleitores de Pepa II são ideologicos ainda por cima. Vão deixar o PT assumir a prefeitura?
Em 2020 Cechin teve 35 mil votos (arredondando sempre). Possochato teve 33 mil. Guerra quase 32 mil. Foi comentado no site que o degrau para o segundo turno (e eleição para deputado estadual) começa nos 30 mil votos. Também foi comentado que havia un 30 mil votos ‘voando’ por ai nesta eleição (pessoal que votou no Cechin). Em 2024 Aideti teve 58 mil votos, Pessimo 37 mil voto e Pepa II quase 27 mil. Em 2020 Bisogno fez 12 mil votos (mais que o dobro de Burmann), Jader fez 13 e Behr fez 7 mil, total 32 mil votos. Burman + PSOL soman 6 mil. Desta ultima soma sobram 26 mil. Nesta hora o mundareu de numero já virou confusão. Conclusão chutistica: Aideti mais Farret teriam uns 26 mil votos que não são petistas. Cechin, Pessimo e outros teriam acrescentado somente 4 mil votos. aos de Possochato. Se 78% dos eleitores de Pepa II votarem em Pessimo ele se elege. O que não é dificil.