DestaquePolítica

POLÍTICA. Aliança ‘Todos por Santa Maria’ divulga biografia do prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB)

A trajetória do futuro Chefe do Executivo, formado em engenharia pela UFSM

Decimo (com a vice, Lúcia Madruga), além de atual vice, é liderança respeitada na cidade e na região (Foto Guilherme Brum/Divulgação)

Biografia distribuída pela Assessoria de Imprensa da Coligação “Todos por Santa Maria”

Rodrigo Decimo, prefeito eleito de Santa Maria, aos 56 anos. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1990, e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Também é uma liderança empresarial e gestor público respeitado e reconhecido na Região Central do Rio Grande do Sul.

Empreendedor do ramo da Construção Civil, foi presidente de órgãos representativos da classe, como o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), ambas por dois mandatos. 

Como vice-prefeito de Santa Maria (2021-2024), levou o conhecimento técnico adquirido na iniciativa privada para o setor público, ampliando as discussões relacionadas à desburocratização e às obras realizadas pela Prefeitura. Também teve papel de liderança na implementação e no andamento do Distrito Criativo Centro-Gare, movimento que vem transformando para melhor o Centro Histórico do Município. Nascido em Uruguaiana, em 4 de novembro de 1967, veio para Santa Maria junto dos pais, Elio e Sônia, e dos irmãos Elio Jr, Ricardo e Jacqueline, em 1983, aos 15 anos. 

A mudança da família para Santa Maria foi determinante. No Coração do Rio Grande, formou-se nos ensinos Médio e Superior, deu início à carreira profissional e, também, conheceu a santiaguense Janise Belochio, com quem divide a vida há 30 anos. Fruto da união, nasceu a filha Luíse, 26 anos, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Franciscana (UFN), e o filho Lorenzo, 21 anos, estudante de Engenharia Civil, também na UFN.

Vida Pública e Projetos

Rodrigo Decimo ingressou na política nas eleições municipais de 2020 pelo PSL, sendo o candidato a vice-prefeito na chapa de Jorge Pozzobom, que buscava a reeleição à Prefeitura. Em abril de 2024, Rodrigo Decimo ingressou no PSDB para se colocar como pré-candidato a prefeito de Santa Maria.

Covid-19

Eleito vice-prefeito, ajudou a conduzir o município em um dos momentos mais críticos de todo o mundo: a pandemia de Covid-19. A atuação de Rodrigo e Pozzobom é até hoje reconhecida pela comunidade devido às ações tomadas para controlar a disseminação do vírus e a ampla disponibilização da vacina contra o coronavírus.

Distrito Criativo

Como vice-prefeito, Rodrigo deixou um legado para Santa Maria, já que liderou um dos principais projetos do governo: o Distrito Criativo Centro-Gare, que transformou o Centro Histórico da cidade com as revitalizações da Praça Saldanha Marinho, da Gare da Viação Férrea, da Concha Acústica, das quadras do Parque Itaimbé e do Calçadão Salvador Isaia, dentre outras propostas que estão em execução, como a SUCV, a recomposição do canteiro central da Avenida Rio Branco e a Casa de Cultura. 

Junto do movimento Distrito Criativo, a questão econômica e cultural também foi alavancada a partir do fomento à economia criativa e aos incentivos fiscais para os empreendimentos situados no território.

Iluminação Pública

A Inovação como propulsora de desenvolvimento também é uma bandeira de Rodrigo. Ele esteve à frente da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública. O projeto prevê a substituição de todos os 28 mil pontos de luz do Município por lâmpadas de LED. A mudança, além de trazer mais iluminação para as ruas de Santa Maria, também é mais eficiente, gera economia aos cofres públicos e polui menos o ambiente. O projeto piloto já está em andamento e as primeiras luminárias já estão sendo trocadas.

Prêmios

O trabalho, a dedicação e o empenho por uma Santa Maria mais próspera, desenvolvida e igualitária garantiram prêmios a Rodrigo:

– Troféu na categoria “Poder Público – Pessoa Física” pela atuação enquanto coordenador executivo do Distrito Criativo Centro-Gare / CAU-RS

– Troféu “Destaque 2023” – CAU-RS

– Personalidade política de 2023 – Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon)

– Finalista do Prêmio Cidade Empreendedora 2023 – na Categoria Turismo e Identidade Territorial – Sebrae/RS

Carreira Profissional

Nos primeiros anos após concluir a graduação, trabalhou em empresas da iniciativa privada. Em 1993, fundou a Decimo Engenharia, escritório de engenharia civil voltado para projetos e execução de pequenas obras. Posteriormente, em 1997, funda a Fabricon, empresa especializada em corte e dobra de aço, bem como outros serviços relacionados ao beneficiamento do aço. Rodrigo também é sócio-fundador da DC2 Engenharia, estabelecida em 2010, em parceria com Juliano da Cas, com o objetivo de entrar no mercado de incorporações imobiliárias. No mesmo ano, a Decimo Engenharia encerra suas atividades.

Sinduscon

Desde muito cedo na vida profissional, procurou contribuir com a comunidade em que está inserido. Em junho de 1999, associou-se ao Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). A partir desta associação, foi diretor, vice-presidente de recursos humanos e vice-presidente geral. Em 2006, assumiu a presidência da entidade, atuando por dois mandatos

Fiergs

Em 2008, assumiu a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), permanecendo no cargo até 2011. 

Cacism

Em 2009, assumiu uma das diretorias da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism). Na gestão seguinte, em 2011, assumiu a vice-presidência da indústria e, na próxima, em 2013, a vice-presidência geral. Já 2015, tomou posse como presidente, permanecendo à frente da entidade até 2019.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Liderança empresarial não diz muita coisa. Gestor publico ‘reconhecido’ já é a marketagem caracteristica do governo Possochato. Distrito empulhativo nem se fala. Comparam o sujeito com o Behr pai, engenheiro civil. Vamos ver se faz diferença ou se ‘é vergonha da profissão’ como diz o Jacquin.

  2. Se curriculo significasse alguma coisa Farret não teria sido mandado de volta para casa. Velha maxima, há que saber a hora de largar o osso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo