DestaqueEducaçãoSaúde

ROTAVÍRUS. Três escolas municipais permanecem sem aula. Prefeitura reforça medidas de prevenção

Em 34 colégios há ao menos um caso com sintoma. Em SM inteira são 500

Reunião na Prefeitura: escolas municipais deverão passar por desinfecção após o pleito de domingo, 6. Três delas continuam sem aulas

Por Lenon de Paula (com foto de Samuel Marques) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Em continuidade às ações de prevenção de doença diarreica aguda (DDA), a Prefeitura de Santa Maria realizou, na tarde desta quinta-feira (3), no Centro Administrativo Municipal, uma reunião com representantes das secretarias de Saúde e de Educação para intensificar medidas de cuidado, prevenção e enfrentamento ao surto de casos da patologia no Município.
 
O Executivo Municipal atua para mitigar a proliferação dos casos e aprofundar a investigação de fatores contributivos para a incidência de DDA. As principais recomendações para prevenir a doença, bem como mais informações sobre sintomas e transmissão podem ser conferidas ao final do texto.

As escolas da Rede Municipal de Ensino que servirão como locais de votação no domingo (5) serão orientadas a realizar a desinfecção após o pleito, com a prerrogativa de suspender o dia letivo na segunda-feira (6) para realizar a higienização. Até o fim da tarde desta quinta-feira (3), são cerca de 500 casos notificados junto ao Município e quatro casos confirmados de rotavírus. Ao todo, 34 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) relataram casos de ao menos uma pessoa com sintomas de doença diarreica.

As aulas seguem suspensas nesta sexta-feira (4) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erlinda Minóggio Vinadé (Bairro São João); Aracy Barreto Sacchis (Bairro Menino Jesus), e na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Bello (Bairro Camobi). A suspensão das aulas ocorre por recomendação da Secretaria de Saúde, que orientou a desinfecção e reforço nos cuidados de higiene dos familiares.
 
A administração municipal permanece em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para monitorar o retorno dos exames por parte do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN). A reunião, conduzida pelo prefeito Jorge Pozzobom, foi acompanhada pela secretária de Saúde, Ana Seerig; secretária de Educação, Gisele Bauer; chefe de gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; e secretário adjunto de Saúde, Matheus Marafiga.

O que é a Doença Diarreica Aguda (DDA)?
A DDA é causada por diferentes microrganismos (bactérias, vírus, parasitas). O principal sintoma é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. A patologia pode estar acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal. O Rotavírus (vírus RNA da família Reoviridae, do gênero Rotavírus) é um dos principais agentes virais causadores das DDAs. Outros vírus conhecidos são o norovírus, calicivírus, astrovírus e adenovírus entérico.

Como a doença é transmitida?
A transmissão ocorre por meio do consumo de água ou alimentos contaminados. Em casos que estão associados ao rotavírus, a transmissão também pode ocorrer pelo contato com pessoas doentes, a partir de secreções corporais ou superfícies contaminadas.  É encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas. O período de incubação é de dois dias, em média. Quanto à transmissibilidade, a excreção viral máxima acontece nos 3º e 4º dias a partir dos primeiros sintomas. Apesar disso, é possível detectar rotavírus nas fezes de pacientes mesmo após a completa resolução da diarreia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo