Por José Zanandrea (com foto de Rodrigo Rodrigues) / Da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Durante encontro no Parlamento gaúcho nesta segunda-feira (7), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), deu sequência às reuniões individualizadas entre IPE Saúde, hospitais, Fehosul e Federação RS. Na audiência, os dirigentes do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (HCAA), de Santa Maria, apresentaram um documento que demonstra o aumento dos gastos com diárias e taxas, o que tem gerado déficit a partir das novas tabelas implantadas pelo IPE.
“Recebemos a incumbência dos hospitais para realizar a mediação e creio em um acordo que evite o prosseguimento das judicializações. A Assembleia leva fé que vai dar certo. Muitos números devem ser ajustados”, destacou Brito, ao analisar os avanços das negociações e afirmar que aguarda proposições consolidadas do IPE já na próxima semana. O Instituto estipulou o prazo até 31 de outubro.
O hospital de alta complexidade da região Central do Estado conta com mais de 1.700 servidores, 700 médicos e opera áreas como oncologia e dermatologia. O Astrogildo de Azevedo tem 400 leitos, sendo 60 de UTI, e recebe, em média, 200 segurados do IPE. Angela Perin, diretora-executiva da entidade, pede a reclassificação das tabelas que apontam os recursos obtidos pelo HCAA para a execução das demandas do convênio com o Instituto de Previdência do Estado. “Já deixamos de faturar, até agosto, R$ 5,6 milhões, e estamos atendendo, no último trimestre, até 10% a mais de pacientes”, constatou a dirigente.
Paulo Afonso Oppermann, presidente do IPE Saúde, afirmou que o diálogo aberto pela Presidência da ALRS tem “ajudado muito” e salientou que o interesse maior é a garantia dos usuários, que são mais de um milhão. “Nós não abrimos mão do Astrogildo. Agora, órgãos técnicos, como a Fazenda estadual, analisarão a proposta encaminhada”, destacou Oppermann, que, reiteradamente, participa das tratativas.
Mediação e Diálogo
A audiência desta segunda foi a sétima com participação direta do Legislativo gaúcho no tema. As conversações começaram em 29 de julho, durante encontro entre o presidente Brito e o governador Eduardo Leite no Piratini. Depois, se sucederam diversas audiências na Casa Civil e na Presidência da ALRS, em agosto e setembro, sempre com as presenças do IPE Saúde e das federações. As próximas reuniões individuais estão marcadas para 14 de outubro, com integrantes do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, e do Hospital de Clínicas de Ijuí.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.