Valdeci não sai da Prefeitura antes de julho
O prefeito Valdeci Oliveira fez reunião com o secretariado, na tarde desta terça-feira. Entre os assuntos tratados, um especialmente pode interessar ao distinto público: a possível licença que vai tirar para coordenar, no Rio Grande do Sul, a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Embora a idéia fosse de domínio público há pelo menos um mês, segundo me contou fonte presente ao encontro, muito próxima à mesa principal do Centro Administrativo, essa foi a primeira vez que Valdeci tratou da possibilidade junto ao seu núcleo de assessores principais.
Aproveitou, inclusive, para solicitar formalmente à procuradora, Anny Desconzi, um estudo técnico para saber a melhor maneira de viabilizar a saída e a partir de que momento ele poderá fazer isso, sem ferir a legislação.
Independente do que disser Anny, que deverá aprontar seu parecer nos próximos dias, não seria intenção do prefeito retirar-se ainda que temporariamente antes de julho.
Relembrando, Valdeci já afastou-se do cargo antes da eleição municipal de 2004, quando tentava (e conseguiu) a própria reeleição. Na ocasião, tirou férias regulamentares de 30 dias e tentou, depois, uma licença não remunerada para o quê tinha que conseguir a autorização da Câmara de Vereadores, o que não obteve, obrigando-se a ficar no cargo em meio à campanha.
Agora, aparentemente, o que o prefeito deseja e isso é interpretação do jornalista, não da fonte é ver se há uma brecha para licenciar-se sem que seja necessário o beneplácito legislativo. Tarefa, claro, para Anny Desconzi.
De qualquer forma, e isso é palpite claudemiriano, o afastamento de Valdeci Oliveira dificilmente se dará antes de agosto. E o período máximo será de dois meses, portanto. A conferir.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.