Por Fritz R. Nunes (com fotos de Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
A 86ª edição do Cultura na Sedufsm, neste domingo, 10 de novembro, foi um momento contagiante, em que todos/as que compareceram ao Centro de Convenções da UFSM, puderam ouvir e cantar juntos, as músicas de Nei Lisboa. Mas, a celebração cultural dos 35 anos da Sedufsm, vinculada à ideia de que devemos nos unir para “transformar o mundo”, não esteve restrita ao show do artista gaúcho.
Quem esteve por lá também pode conferir a expressão dos olhares de dois professores que têm uma trajetória de engajamento social e político na UFSM: Dartanhan Baldez Figueiredo, aposentado do departamento de Física e, atualmente, fotógrafo amador, e Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio, do Desenho Industrial, bastante conhecido pelos seus cartuns.
A exposição “Sedufsm 35 anos: recorte histórico pelas lentes de Dartanhan Baldez Figueiredo”, apresentou registros de atividades promovidas ou apoiadas pela seção sindical entre 2013 e 2024. Conforme explica o professor, diante de um conjunto expressivo de imagens captadas ao longo desse período, foi eleito como um critério para a escolha de 35 fotos, que elas estivessem relacionadas às temáticas em que o sindicato esteve presente ou que apoiou. Nesse sentido, as fotografias registram manifestações em busca de justiça devido à tragédia da Kiss, caminhadas contra reformas governamentais, denunciando tentativas de golpes, eventos culturais de momentos diversos, além de assembleias sindicais.
Já a exposição “Karakóis 35/700”, de Máucio, é composta por 35 episódios selecionados dentre um total que já ultrapassa 700. Nesses fragmentos, destaca o professor e cartunista, busca-se marcar histórias relacionadas à educação, mas também há referência a outras questões, com a abordagem de temas políticos e sociais. A exposição dos Karakóis, diz Máucio, por vezes visita temáticas semelhantes às que Nei Lisboa aborda e, mesmo que seja um olhar do cartum, há uma proximidade com a música, pois todas trazem um convite à reflexão e ao processo de transformação, mesmo que com linguagens específicas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, e conferir a trajetória dos dois personagens da reportagem, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.