CulturaDestaque

CULTURA. Vem aí a 4ª edição do “Prêmio Maria Cult”

A celebração dos trabalhos e artistas locais em mais de 20 categorias diferentes

Imagem com vencedores da 3º edição do Prêmio Maria Cult. Neste ano, mais de 20 categorias serão distinguidas em seis segmentos

Da equipe da Maria Cult / Com foto de Arquivo/Divulgação

O Prêmio Maria Cult (PMC) retorna em 2024 em sua quarta edição. Na última segunda-feira (18/11), a Maria Cult, projeto de jornalismo independente de Santa Maria, anunciou nas redes sociais a nova edição da premiação que celebra a cena cultural independente da cidade.
O PMC, que obteve 61 mil votos e mais de 170 indicados na última edição, contará com mais de 20 categorias nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura e Música.

Assim como na edição anterior, neste ano a entrega dos troféus será feita na mesma noite em que serão revelados os destaques de cada categoria, que são escolhidos através de votação popular. A cerimônia de premiação do 4º PMC já tem data e local marcados: 12 de dezembro, no Cinépolis do Shopping Praça Nova.

Para chegar às indicações, que serão reveladas no dia 30 novembro, o 4º PMC conta, novamente, com uma equipe de curadores que contribui com sugestões para definir os indicados à premiação. O grupo é formado por agentes culturais, entre produtores e artistas locais, que aceitaram o convite e se disponibilizaram a selecionar, junto da equipe Maria Cult, os destaques da cultura santa-mariense em 2024.

 “A quarta edição do Prêmio Maria Cult representa o esforço contínuo em valorizar a cultura local, suas obras e artistas e apresentar para a cidade a potência cultural que ecoa aqui, comenta o jornalista Deivid Pazatto, coidealizador da Maria Cult.

”A premiação desempenha um importante papel ao reconhecer e divulgar as diversas manifestações culturais na cena local. Cada edição reforça o quanto a cidade necessita de mais espaços, para que essas vozes sejam ouvidas e valorizadas”, destaca Paola Saldanha, coidealizadora da Maria Cult.

Sobre o Prêmio Maria Cult

O Prêmio Maria Cult nasceu com o objetivo de celebrar a cultura independente de Santa Maria após um período difícil para o setor, enfrentado ao longo da pandemia de Covid-19. Na edição de estreia, em 2021, a premiação contemplou 85 indicações, entre obras, artistas, agentes e produtores culturais.
Já em 2022 e 2023, o número de indicados passou para 170, distribuídos em 25 categorias.

Tendo em vista a pluralidade de produtores e trabalhos desenvolvidos na cena local, a partir da segunda edição, o PMC passou a contar também com uma equipe de curadores para a construção da lista de selecionados.

Nas três edições, a escolha dos destaques ficou sob responsabilidade do público, através do voto popular. A primeira edição contabilizou 34 mil votos, entre 19 categorias, enquanto a segunda e a terceira ultrapassaram a marca de 69 mil e 61 mil votos, respectivamente, entre 25 categorias.

Sobre a Maria Cult

Mídia independente de jornalismo, a Maria Cult (página parceira do claudemirpereira.com.br) produz conteúdo sobre a cena cultural de Santa Maria (RS). Nascida na Cidade Cultura, marcada por diferentes histórias e costumes, de pessoas que moram e passam por aqui, o projeto visa a coletividade e a resistência, com protagonismo de múltiplas vozes e manifestações, por meio da  divulgação da cultura local, fortalecimento e valorização da criação independente, diversa, acessível e popular.

Idealizada pelos jornalistas Deivid Pazatto e Paola Saldanha, em janeiro de 2020, a Maria Cult já publicou mais de 4 mil ações culturais desde sua criação. Além de realizar o Prêmio Maria Cult, o projeto produz conteúdos sobre shows, lives, espetáculos de teatro e dança, festivais, exposições de artes visuais e livros, entre outras atividades e produções, como cobertura de eventos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo