DestaquePolíticaRegião

ELEIÇÕES 2024. Progressistas passa o MDB e se torna a sigla com mais prefeituras no centro do RS

Tucanos irão governar três dos cinco municípios mais populosos da região

Por Maiquel Rosauro

O Progressistas é o grande vencedor das eleições municipais na região Central do Rio Grande do Sul. A legenda ultrapassou o MDB e se tornou a sigla com mais prefeitos entre as 40 cidades da região.

Ao final do pleito de 2020, o MDB havia conquistado 12 prefeituras contra onze do PP; sete do PDT; duas de PT, PSDB, PL e DEM; e uma de PSB e PTB. Encerrado o pleito de 2024, o PP desponta com 16 prefeituras; contra nove do MDB; cinco do PSDB; quatro do PDT; três do UB; duas do PT; e uma do PL.

Apesar da grande vantagem sobre as outras legendas, quem governará a maior quantidade de pessoas é o PSDB. Os tucanos estarão à frente de 411,2 mil munícipes contra 184,1 mil do PP. Isso ocorre porque os tucanos, a partir de 2025, estarão à frente de três dos cinco municípios mais populosos da região: Santa Maria, 271,6 mil habitantes, e Cachoeira do Sul, 80 mil habitantes (os dois mais populosos) e Rosário do Sul, com 36,6 mil habitantes (quinto mais populoso da região).

Entre os partidos com prefeitos na região, o PT é o que irá governar para menos pessoas, apenas 9.140 munícipes (5.572 em Itaara e 3.568 em Novo Cabrais).

Dos 17 prefeitos que concorriam à reeleição, apenas cinco deles não conseguiram se manter no cargo, sendo que quatro são de esquerda: Saulo (PT), em Ivorá; Vilmar Oliveira (PDT), em Rosário do Sul; João Luiz Vargas (PDT), em São Sepé; Sérgio Coradini (PDT), em Vila Nova do Sul; e Olmiro Ricardo (PP), em Santa Margarida do Sul, o único prefeito de direita da região que não se reelegeu.

“Progressistas é um partido municipalista”

O presidente municipal do Progressistas de Santa Maria, Pablo Pacheco, explica que o sucesso da legenda junto às prefeituras se deve a uma soma de fatores que reflete a boa gestão dos prefeitos da sigla.

“Dou mérito ao Diretório Estadual que buscou dar suporte através da Fundação Francisco Dornelles, que há tempos vem capacitando os gestores do partido e capacitando para as eleições, pois não adianta ter uma boa gestão e não saber fazer uma campanha. A capacitação é constante no partido”, afirma.

Pacheco também comenta que a legenda busca um contato constante com os diretórios municipais da região, a fim de fortalecer as bases a partir da troca de experiências. “O Progressistas é um partido municipalista, oferecendo muito suporte para os municípios através de deputados e do senador (Luis Carlos Heinze)”, afirma Pacheco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Na urb Tonho Aideti liderou no primeiro turno. Tomo lavada no segundo. Reação dos vermelhos? Temos que fazer recadastramento para acabar com o segundo turno. O fato de terem um unico candidato capaz de chegar no segundo turno não é importante. O mundo tem que se adaptar a eles e não o contrario.

  2. PT está em estado de negação. Gleisi Hoffman coloca a ‘culpa’ do mau desempenho eleitoral em todo mundo, menos no partido. Fala em ‘regulação das redes sociais’ (o stalinzinho interior de todo vermelho). Muita gente fala na candidatura do Rato Rouco em 2026. Fato é que aconteceu algo que estava previsto para depois do passamento dele, partido encolheu. Se perto do proximo pleito a situação economica estiver ruim a desculpa é ‘consertar’, se estiver mais ou menos a desculpa é ‘vamos melhorar’. Problema é que se Rato Rouco concorrer e sair derrotado adeus biografia (vai ficar pior do que já esta). Alas, mesmo com inumeros videos dos radicalismos do sujeito disponiveis já começaram com o discurso ‘é centro desde criancinha’.

  3. Sim, e a UFSM é a melhor universidade do mundo no bairro Camobi. Interessante que falam em Dudu Milk concorrendo a presidencia. Esta num partido que derrete. Não vai mudar e ficar na janela do bonde. Só é governador porque a candidatura a presidencia não decolou e recebeu ajuda do PT para derrotar Onyx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo