DestaqueEsporte

ESPORTE. “Nós trouxemos mais visibilidade para o futebol feminino em SM”, diz a gerente do Inter-SM

Pós-Gauchão, Bianca Mujica fala sobre ano de estreia das gurias da Baixada

Gerente de futebol feminino do clube da cidade foi apresentada em abril, junto da comissão técnica (Foto Renata Medina/Inter-SM)

Por Pedro Pereira

Mesmo tendo disputado apenas duas partidas, a equipe feminina sub-17 do Inter de Santa Maria deu adeus ao Campeonato Gaúcho da categoria no último sábado (26). Por conta do formato da competição, a goleada do Grêmio sobre as jovens do Alvirrubro, no Estádio Presidente Vargas, confirmou a eliminação do time em sua primeira participação em Estaduais na história. Na estreia, as santa-marienses foram à Serra Gaúcha e perderam para o Juventude.

O esquadrão tinha no calendário inicial do certame mais um confronto a ser realizado em casa. Entretanto, o Vidal Pro, de Porto Alegre, desistiu da disputa uma vez que a agremiação decidiu encerrar seu departamento de futebol feminino. O torneio em si acabou também sofrendo alterações: a previsão de início dos jogos era para junho mas, por conta das enchentes de maio, foi transferido para outubro.

Apesar dos resultados, a gerente de futebol do setor, Bianca Mujica, entende que esta foi a primeira temporada de um novo projeto e garante: “eu tenho certeza que não faria nada diferente. O trabalho foi lindo e estamos construindo mais uma história dentro do Inter. Estamos com o coração tranquilo de saber que fizemos tudo que podíamos. Ver aquelas meninas se doando dentro de campo foi emocionante”.

Trabalho feito

Sem muitos detalhes, com exceção de que a dupla GreNal também faria parte da disputa, o Inter-SM anunciou no dia 11 de abril deste ano a participação no Campeonato Gaúcho feminino sub-17 de 2024. Na semana posterior, a comissão técnica foi apresentada e formada pelos seguintes integrantes, junto de Bianca: treinador Henrique Saraiva, auxiliar Adriana Nascimento, coordenadora-geral Jéssica Trindade, preparadora física Camila Valduga e a fisioterapeuta Jaqueline Garlet.

Depois, o preparador de goleiros Ed Palmieli, também se juntou ao grupo. A gerente de futebol conta que, quando a iniciativa foi divulgada, os profissionais agilizaram para começar o processo de captação para, enfim, iniciar os treinamentos de olho no Estadual. “Teríamos um período curto de preparação mas, diante das enchentes, o torneio foi adiado. Com isso, tivemos mais tempo”, explicou.

Equipe feminina sub-17 do Inter-SM iniciou os treinamentos em junho (Foto Renata Medina/Inter-SM)

O elenco alvirrubro foi formado por atletas da cidade e da Região Central, aprovadas em peneira ou convidadas, com a maior parte do plantel tendo iniciado a vida no esporte através do futsal. Ao todo, foram pouco mais de três meses de trabalho visando o Campeonato Gaúcho, entre percalços: “A nossa dificuldade foi conseguir treinar só nos finais de semana pois tínhamos gurias de fora de Santa Maria, além do fato de todas elas estudarem, então os horários para treinos durante a semana não batiam”, revelou Bianca.

Em evidência

Para ultrapassar os obstáculos, a gerente de futebol conta que o time e a comissão técnica teve muito apoio do clube, além da comunidade santa-mariense – mesmo que apenas um jogo tenha sido disputado na Baixada. Em concordância com o que o presidente Pedro Della Pasqua falou ao Site no fim da temporada passada – “Um clube sem categoria de base é um clube sem futuro” -, ela conta que sempre foi uma ideia da agremiação investir no futebol feminino com jovens jogadoras.

“Nós trouxemos mais visibilidade para o futebol feminino em Santa Maria e Região. Já houve bastante procura de meninas de diferentes idades que buscam o sonho de serem atletas”, destacou. Ela ainda avaliou a trajetória das representantes do Alvirrubro ao longo do trabalho deste ano: “pudemos notar a evolução delas não só no campo, mas como pessoa. O Inter, junto com a Associação Parceiros do Clube do Coração do Rio Grande (APCC) busca promover a socialização e o desenvolvimento de jovens por meio do esporte”. 

Bianca define que as atividades promovidas pelo futebol feminino do Inter-SM em 2024 foram de “grande êxito”. As jogadoras devem seguir treinando de olho em compromissos ainda para esta temporada, que foi um “teste que rendeu bastantes pontos positivos para 2025”, segundo a dirigente. De qualquer forma, o objetivo mesmo é seguir adquirindo conhecimento para que, no próximo ano, o setor continue trabalhando com força total.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo