DestaqueEstado

ESTADO. Delegação gaúcha encerra primeira missão na Índia com boas expectativas de novas parcerias

Gabriel Souza liderou missão que teve agendas em Mumbai e Nova Délhi

Vice-governador Gabriel Souza liderou missão que contou com agendas em Mumbai e Nova Délhi. Foto Joel Vargas / GVG

Por Juliane Pimentel / Governo-RS

No último dia de missão na Índia, na sexta-feira (8), a comitiva liderada pelo vice-governador Gabriel Souza participou de uma extensa agenda de apresentação do Estado para indústria e governo. Durante os cinco dias de compromissos oficiais no país asiático, a delegação participou de 17 reuniões em empresas, entidades e confederações comerciais e industriais para abrir espaço para negociações sobre a instalação de novos empreendimentos no Rio Grande do Sul, além da exportação de produtos gaúchos. Em parceria com Câmara Brasil-Índia, o grupo esteve em Mumbai e Nova Délhi, e contou ainda com representantes do governo do Estado e da Assembleia Legislativa.

Gabriel avaliou que o objetivo da primeira missão organizada pelo governo estadual para a Índia foi cumprido, pois abriu as portas para a ampliação de mercados entre os dois países. “A Índia é um país maravilhoso, nós estamos muito contentes de ter conhecido uma série de oportunidades de negócios para empresas gaúchas, de produtores gaúchos com os indianos e vice-versa, e com isso fomentar o comércio, o turismo e as relações que já existem. O Rio Grande do Sul tem que estar junto nesse cenário”, afirmou o vice-governador.

Os últimos compromissos oficiais incluíram uma reunião na Confederação da Indústria Indiana (CII), onde o grupo foi recebido pelo conselheiro presidente, Vikas Khitha, e representantes de diferentes setores. “Assim como o Rio Grande do Sul é responsável por 60% da produção do maquinário agrícola brasileiro, existe uma grande oportunidade para as indústrias indianas suprirem a necessidade de agro partes, ou seja de peças e acessórios. Nós temos uma grande área de implementos agrícolas e acreditamos que podemos construir uma parceria importante com o mercado indiano”, explica o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Evaldo da Silva Júnior.

A delegação também esteve no Ministério de Indústria-Comércio da Índia, onde foi recebida pelo secretário-adjunto Vimal Anand e representantes do governo indiano. O objetivo do encontro foi avançar nas interações e parcerias entre os países. Vimal também convidou os gaúchos a participarem da próxima edição da feira do setor agrícola Farm-Tech Índia Exhibition, que ocorre em fevereiro de 2025, e reforçou que o governo local apoia a instalação de empresas indianas no RS.

Parte da agenda foi na sede da organização internacional Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI), uma coalização entre países, agências da ONU e diversas entidades internacionais para a criação de sistemas de infraestrutura resilientes e desenvolvimento sustentável. “O Rio Grande do Sul enfrentou, no último ano, 10 eventos climáticos extremos, sendo o último o maior da nossa história. Após este último, o governo criou o Plano Rio Grande, que norteia as ações do Estado para que possamos reconstruir o nosso RS com adaptação e resistência climática”, disse Gabriel durante apresentação na CDRI.

Por fim, a delegação gaúcha participou do Brazilian Day, em comemoração ao 7 de setembro, realizada na sede da embaixada brasileira.

Abertura de mercado e troca de culturas
Durante a missão, a delegação gaúcha aproveitou a oportunidade para mostrar a cultura do Rio Grande do Sul e abrir mercado para produtos de origem gaúcha, como azeite de oliva, espumante, vinhos e frutas. O cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto, disse que se sentiu privilegiado em receber a delegação do Rio Grande do Sul e que a visita foi uma prova do interesse em desenvolver a cooperação entre os países.

“Desde a minha chegada em Mumbai, há quase três anos, tenho insistido, tanto aqui quanto no Brasil, que, pelo tamanho de nossas economias, o potencial de cooperação entre nossos dois países é enorme. O Rio Grande do Sul se destaca por sua agricultura, indústria, infraestrutura, educação e saúde. Por meio de sua rede avançada de aeroportos e portos, o Estado tem um comércio substancial com o mundo”, avaliou Lima Neto, durante passagem da delegação em Mumbai.

O vice-governador celebrou a forma como a missão encerrou, com o estreitamento de laços entre os mercados gaúcho e indiano. “Já temos programado aqui uma série de outras possibilidades com os indianos, com a ida deles nas nossas feiras, como Expodireto, Expointer e South Summit Brazil. Também já estamos conversando sobre a vinda de delegações gaúchas focadas por setores para prospectar parcerias e apresentar nossos produtos em feiras de inovação, negócios e agricultura”, finalizou Gabriel.

A delegação gaúcha retornou ao Rio Grande do Sul neste sábado (9).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo