Os 100. Raposas mantêm-se como as cabeças do Congresso. Nenhuma santa-mariense
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulga em agosto a sua já tradicional, e sempre aguardada, lista dos 100 mais influentes no Congresso Nacional – composto de 512 deputados e 81 senadores.
Nesta segunda-feira, porém, já foram liberados os nomes, sem a devida análise, o que somente ficará disponível no início do próximo mês. A primeira conclusão: apenas 23, da centena, são deputados ou senadores novatos. Se bem que, destes últimos, a palavra não seja adequada. Afinal, os 16 listados e que estariam nessa condição, na verdade são políticos experientes que foram eleitos depois de experiências no Executivo, inclusive ex-governadores.
Mas, cá entre nós, se são apenas 23% os novos listados, é lamentável. Afinal, salvo engano claudemiriano, a renovação no Congresso se deu em patamar próximo aos 40%. O que significa, pelo menos em tese, que parte desses deputados/senadores em primeiro mandato não conseguem se impor adequadamente. Ou, como gostariam seus eleitores.
No caso do Rio Grande do Sul, são 11 em 100. Nenhum dos santa-marienses se encontra na relação. Nem Paulo Pimenta; nem Cezar Schirmer. Os influentes gaúchos são os dois dos três senadores – Pedro Simon (PMDB) e Paulo Paim (PT) – e oito dos 31 deputados. O socialista Beto Albuquerque, o tucano Júlio Redecker e o demista Ônix Lorenzoni estão entre eles. Os demais são três petistas (Marco Maia, Tarcísio Zimmermann e Henrique Fontana) e três peemedebistas: Eliseu Padilha, Ibsen Pinheiro e Mendes Ribeiro Filho.
Atenção: nenhum dos gaúchos na relação feita pelo organismo que assessora os sindicatos e que goza de grande respeito no parlamento é de primeiro mandato. Quer dizer, os novatos gaúchos não estão exatamente em evidência. A menos, claro, que alguém entenda Ibsen Pinheiro como um recém-chegado, depois de 16 anos ausente.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira a reportagem Elite do Congresso tem 23% de novatos, diz Diap, de Carol Ferrari, no Congresso em Foco.
Para conhecer a relação dos 100 parlamentares mais influentes, confira, neste endereço, o texto Cabeças do Congresso Nacional.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.