Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Santa Maria está com equipamentos novos e de alta definição para realização de captura e transmissão de imagem. As novas câmeras robóticas (PTZ) foram instaladas no transcorrer deste ano com o objetivo de oferecer mais agilidade e transparência nas atividades da Casa.
Ao todo, foram nove aquisições, seis instaladas no Plenário, e, as demais três, no Plenarinho.
Os equipamentos foram adquiridos ainda em 2023, na gestão do então presidente Givago Ribeiro (PSDB), a um custo de R$ 60,9 mil, e mais R$ 6,7 mil dos dois controladores para operacionalizar a captação das imagens. A compra objetiva manter uma transparência total, ampla e irrestrita dos trabalhos do Parlamento.
“Como as câmeras são operadas via controle remoto, um único servidor pode operar todas as nove câmeras do Plenário ou as três câmeras do Plenarinho durante as transmissões”, pontua Robson Brilhante, jornalista do quadro que está à frente da Divisão da TV Câmara.
Os equipamentos comprados são câmeras de vídeo robóticas PTZ NDI, o que garante, também, que possam ser controladas por uma rede interna de computadores. O acréscimo também se dá quanto à pré-programação de posições dos vereadores e movimentação automática.
A efeito de comparação, com a estrutura anterior, os ângulos eram, na maioria, fixos, pois cada equipamento dependia de um operador. Já com as novas câmeras, são disponibilizadas inúmeras posições pré-definidas ou ajustadas manualmente em eixo livre, de acordo com a demanda de cada transmissão. Ou seja, um único operador cinegrafista controle todas as câmeras usadas nas sessões ou audiências públicas.
Integração e ganho
A melhoria do sistema de transmissão é resultado do trabalho integrado da Diretoria de Comunicação Social e Divisão da TV Câmara, ambas responsáveis pela institucionalidade dos assuntos da Casa. A efetivação das instalações das câmeras, feita pelos técnicos da TV Câmara, com apoio do setor de manutenção, após intensa dedicação, é fruto de um projeto intersetorial, iniciado na Comunicação, somado a expertise de outros setores da Casa Legislativa como os setores especializados em Compras e Licitações, para que tudo fosse feito da maneira mais objetiva possível.
Após um semestre inteiro de empenho, de avaliação e de entendimento do que seria importante nessa nova estrutura de câmeras, foi finalizado o projeto e, agora, fica a entrega de uma melhor qualidade aos cidadãos santa-marienses.
“Vejo como um avanço na inovação tecnológica com muitas vantagens na implantação das câmeras robóticas PTZ. Esses modelos de câmeras podem ser operadas remotamente para capturar imagens em várias direções sem a necessidade de movimentação física. Para eventos ao vivo facilita na agilidade e precisão. Além disso, a integração das câmeras PTZ em serviços de transmissão online facilita a conectividade e interação à distância, nas reuniões públicas e audiência públicas, promovendo uma comunicação pública de transparência e acessibilidade para sociedade”, avalia o cinegrafista concursado da TV Câmara, Jorge Luis da Silva.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.