Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto assinado por Mauren Xavier
Focada na atração de investimentos e resiliência, o governo do Rio Grande do Sul promove, entre os dias 18 e 26 de novembro, missão à Ásia. O roteiro prevê uma série de reuniões e encontros em cidades do Japão e da China.
Parte dos compromisos será de encontros com empresas, algumas delas que já estão presentes no Estado. Esse é o caso da fabricante de automóveis Toyota, que tem um centro de distribuição na cidade de Guaíba. A unidade foi afetada pela enchente de maio passado, mas, mesmo assim, há discussão de ampliação das operações. Outro exemplo é a JTI (Japan Tobacco Internacional SA), que tem um centro de pesquisa e planta de processamento de tabaco, em Santa Cruz do Sul, desde 2009.
No Japão, integrantes da comitiva vão conhecer ações ligadas à resiliência e ações de enfrentamento às crises climáticas, como enchentes.
Na etapa chinesa, a comitiva também participará de encontros de prospecção de negócios, assim como parcerias culturais. Uma das atividades, por exemplo, será a realização, no dia 23 de novembro, do “RS Day” em Pequim, quando ocorrerá a apresentação sobre potenciais da economia gaúcha e oportunidades de investimentos no Estado, como nas áreas de infraestrutura, agropecuária e energia.
A intenção também é fortalecer laços culturais, como, por exemplo, a província de Shiga, no Japão, que tem relação de irmandade com o Rio Grande do Sul, a completar 45 anos em 2025.
A comitiva, liderada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), é formada por, ao menos, 45 pessoas, sendo sete secretários estaduais, nove deputados estaduais e três prefeitos.
Integrantes da comitiva
Integram a comitiva os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha); Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico); Caio Tomazelli (Comunicação); Ronaldo Santini (Turismo); Clair Kuhn (Agricultura); e Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), além dos adjuntos da Comunicação, Maicon Bock, e da Fazenda, Ricardo Neves Pereira, e o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e outros assessores.
No caso da Assembleia Legislativa estarão presentes o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Airton Artus, Airton Lima, Issur Koch, Luiz Fernando Mainardi, Nadine Anflor, Thiago Duarte e Vilmar Zanchin.
Irão ainda os prefeitos de Ijuí, Andrei Cossetin, de Guaíba, Marcelo Maranata, e o vice de Santa Rosa, Aldemir Eduardo Ulrich, e o presidente da Famurs, Marcelo Arruda.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Turismo politico as custas do erário.