DestaqueRegião

REGIÃO. Caminhada Rural Encantos da Gruta virou uma atividade histórica em Nova Esperança do Sul

Um evento que alavancou turismo e reforçou conhecimento sobre o município

A caminhada protagonizou um momento histórico do turismo rural, reforçando o conhecimento do município como um todo

Por Ezequiel Redin / Com revisão de Michele Hennig Vestena e fotos da Equipe PROGEATER

No último sábado, 23 de novembro, Nova Esperança do Sul viveu um momento histórico com a realização da 1ª Caminhada Internacional na Natureza no município. O evento, batizado de Caminhada Encantos da Gruta, destacou o potencial do turismo rural e o impacto transformador de iniciativas de extensão no território.

A caminhada, promovida pela Emater/RS-Ascar, pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (PRE) e pela Administração Municipal de Nova Esperança do Sul, reuniu mais de 130 participantes. O trajeto de 10 km iniciou na Praça Central, passando por paisagens exuberantes, como a icônica Igreja de Pedra São Caetano e a Gruta Nossa Senhora de Fátima, que serviu como destino final. Durante o percurso, os caminhantes conheceram cachoeiras, formações geológicas e a riqueza da mata nativa, reafirmando a preservação ambiental e as raízes culturais da região.

O evento reuniu entusiastas da natureza e de caminhadas que percorreram os caminhos rurais de nível moderado, sem muitos obstáculos. Jonathan Eduardo de Souza Rosa, 23 anos, estudante de Odontologia na UFSM, natural de São Borja, destacou que a caminhada superou as suas expectativas, “foi um evento muito bem-organizado assim como outras que já experimentei. Além de ser um momento de conexão consigo mesmo, as belíssimas paisagens nos faziam refletir o quão grande é a natureza”. 

Para a acadêmica de Agronomia da UFSM, Aline de Oliveira Sales, 25 anos, natural de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, “a Caminhada de Nova Esperança do Sul foi uma das melhores que participei. Fiquei encantada com a beleza dos lugares em que passamos e com a recepção calorosa do pessoal. Com certeza um dos melhores lugares que já visitei”.

A caminhante Janete Maria Cogo, 55 anos, aposentada, de Nova Esperança do Sul, comentou que “foi a primeira participação nas Caminhadas, fiquei muito encantada. Pretendo poder fazer mais vezes em outros municípios, muito grata pelos organizadores, para mim estava tudo perfeito”. 

Parcerias fortalecidas para os ODS

A abertura oficial do evento foi conduzida por Lisandra Bolzan Snowareski, extensionista da Emater, que deu as boas-vindas e destacou os pontos turísticos locais. O professor Ezequiel Redin, coordenador do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) da UFSM, reforçou a importância das caminhadas como ferramenta de desenvolvimento econômico, ambiental e social em territórios rurais. Ele também destacou a parceria da UFSM, que financiou dois ônibus para a comunidade universitária participar do evento.

A supervisora regional da Emater-Ascar de Santa Maria, Monique Chaves, apresentou o funcionamento da Caminhada Internacional na Natureza, incluindo a proposta dos passaportes e carimbos ao longo do trajeto, e sublinhou a importância de valorizar o turismo rural e a agricultura familiar.

Sucessos e impactos na comunidade

Além de apreciar as belezas naturais e o patrimônio cultural, os participantes tiveram acesso a uma feira de produtos da agricultura familiar e do artesanato local no centro da cidade. A iniciativa fortaleceu o consumo consciente e gerou renda para os produtores, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da pobreza (ODS 1), consumo responsável (ODS 12) e redução das desigualdades (ODS 10).

Desde 2023, o projeto Caminhadas Internacionais na Natureza já realizou oito eventos, impactando diretamente mais de 1.200 pessoas e beneficiando cerca de 5 mil indiretamente. Estima-se que o impacto econômico nas comunidades ultrapasse R$ 120 mil, além de promover a sustentabilidade e a inclusão social, pilares dos ODS.

A acadêmica de Administração da UFSM, Ronielli de Fátima Bariani Chiappa, 30 anos, natural de Santa Maria, destacou que “essa caminhada excedeu todas as minhas expectativas, o contato com a natureza e a espiritualidade trouxeram paz e tranquilidade durante todo percurso. Sem dúvida, para as pessoas que buscam saúde física e mental foi uma excelente opção para desacelerar. Fico muito grata em poder participar desse evento” finalizou a caminhante.

A UFSM, referência nacional em impacto social, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, por meio de ações extensionistas como o PROGEATER e as parcerias com a Emater/RS e prefeituras locais.

Confira fotos de locais da Caminhada, em meio ao texto

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo