Por Ezequiel Redin, Maria Francisca de Mello e Michele Hennig Vestena / Da organização do evento
Na última semana, a prefeitura de Nova Esperança do Sul foi palco de uma reunião estratégica para a organização da primeira Caminhada na Natureza do município. O encontro reuniu os supervisores da Emater/RS, Monique Chaves e Gilmar Deponti, a extensionista da Emater/RS do escritório municipal Lisandra Bolzan Snowareski, o professor e coordenador do projeto na UFSM, Ezequiel Redin, e a Secretária de Turismo, Janaita Buzata Cogo.
O evento, marcado para o dia 23 de novembro de 2024, a partir das 7h30min, promete explorar as belezas naturais e culturais da região, incentivando o turismo rural e fortalecendo a conexão entre visitantes e o meio ambiente.
Com um percurso de aproximadamente 10 km, a caminhada começa na praça central de Nova Esperança do Sul e segue rumo à histórica Gruta Nossa Senhora de Fátima, com passagem pela icônica Igreja de Pedra São Caetano, que serviu de cenário para a novela “A Dona do Pedaço”, da Rede Globo. Durante o trajeto, os caminhantes irão conhecer cachoeiras, capelas, estradas rurais, formações geológicas e a exuberante mata nativa, vivenciando um cenário que preserva as raízes coloniais e o patrimônio ambiental local.
O evento, que incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao promover turismo responsável e valorização das comunidades rurais, inclui também uma feira da agricultura familiar e do artesanato local no centro da cidade, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer produtos e sabores regionais.
Essa iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade econômica e ambiental, incentivando práticas que respeitam o meio ambiente e celebram a cultura local. Para facilitar o retorno, será disponibilizado transporte gratuito até o ponto inicial. As inscrições e maiores informações serão divulgadas nos próximos dias.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.