Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira
O deputado estadual Valdeci Oliveira utilizou nesta sexta-feira, 6, suas redes sociais para destacar e parabenizar a jornalista, doutora em Comunicação e Informação e professora da UFRGS, Sandra de Deus, pelo título professora Honoris Causa concedido na última quinta-feira, 5, pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
“A gente fica até emocionado em ver a trajetória de uma mulher e amiga como a Sandra ser coroada com tão nobre e merecido título. Acompanho o trabalho dela desde o início, em Santa Maria, trajetória em que superou todo tipo de dificuldade financeira e social, além do preconceito e da discriminação contra uma mulher negra, para chegar aonde chegou. Não foi fácil, mas a determinação e a competência dessa lutadora, nascida no interior da Região Central do RS (São Vicente do Sul), felizmente prevaleceram. Ela é um exemplo!”, escreveu o parlamentar.
Ao destacar também que Sandra é uma referência tanto para a comunicação quanto para a academia, Valdeci lembrou das inúmeras vezes em que, enquanto liderança sindical e comunitária, vereador e deputado federal, a partir da década de 1980, foi entrevistado pela então repórter.
“Uma profissional sempre atenta e preocupada com a qualidade da informação, com os rumos da sociedade e com a luta social que estava se formando naquele período, os últimos anos da Ditadura Militar. E essas qualidades todas ela levou consigo para a universidade quando fez a opção de seguir carreira acadêmica para ensinar o ofício a futuros jornalistas”, frisou o parlamentar. Há dois anos, Sandra também teve seu trabalho e atuação acadêmica e social reconhecidos pela Capital gaúcha, quando recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadã de Porto Alegre.
Trajetória
Nascida no município de São Vicente do Sul, em 1957, Sandra de Fátima Batista de Deus ingressou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no curso de Jornalismo, em 1977. Formada em 1980, foi repórter da Folha da Tarde e repórter, redatora e produtora na Rádio Imembuí. Além da graduação, formou-se especialista em Pensamento Político Brasileiro (1990) e mestre em Extensão Rural (1989).
Morando em Porto Alegre desde 1998, trabalhou na Rádio Gaúcha como chefe de reportagem e, aprovada em concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), assumiu como professora, em 1999, as cadeiras de rádio na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO). Em 2005, pela mesma UFRGS, colou grau como doutora em Comunicação e Informação. Além de integrar o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Esportivo, participa do grupo de trabalho Extensão Crítica: teorias e práticas na América Latina e no Caribe.
Em meios às suas atividades, participa ainda do corpo editorial de diversas revistas acadêmicas, chefiou departamento na FABICO, atuou como diretora da Rádio da Universidade, como secretária de Comunicação da UFRGS e pró-reitora de Extensão da UFRGS, ocupando em 2012–2013 a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e entre 2016 e 2018 a Coordenadoria da Comissão Permanente de Extensão da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.