Por Paulo André Dutra (com foto de Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa do evento
Um dos esperados momentos de celebração do espírito natalino para os santa-marienses, o Natal na Sacada tem data: 11 de dezembro. Presente do Instituto de Radiologia São Lucas para a cidade, a 17ª edição do evento envolverá, como todos os anos, atrações para todas as idades em frente à sede da empresa na Rua Tuiuti, 1919, a partir das 21 horas.
Música de qualidade é o que não falta. Na abertura da noite, o Coral Illumina, com regência de Juliana Pires e Mateus Lopes, apresenta em múltiplas vozes algumas das tradicionais canções para a época.
Duas bandas conhecidas do público que acompanha o Natal na Sacada desenvolvem temáticas diferentes em suas apresentações. A Magical Mystery Band traz o show “The Beatles, Um Legado”, um resumo da influência musical do quarteto de Liverpool na cultura e na obra de outros artistas ao longo das décadas. No show “Clássicos do Cinema”, a banda Rocksane rememora os hits atemporais marcados na memória: What a Feeling, Maniac, Ghostbusters, Top Gun, dentre outros.
Entremeados nas apresentações musicais, os duendes do Grupo Contra Regras estarão em busca do Papai Noel, interagindo com as famílias no Momento Criança. O espetáculo de fogos de artifício fecha a noite.
O trânsito de veículos na Rua Tuiuti, entre as Ruas do Acampamento e Professor Braga, estará interrompido durante a tarde, com a rua disponível para o público levar sua cadeira e acompanhar as atrações. Em caso de chuva, acontecerá no dia seguinte (13).
História
Realizado pela primeira vez em 2006, teve como uma das idealizadoras a regente Enira Trindade, do Coral Giuseppe Verdi. Ao longo dos anos, o evento foi sendo ampliado e agregou variadas atrações, atraindo público de todas as faixas etárias e se constituindo como atividade artístico-cultural marcante da cidade no período. Em 2014, o Natal na Sacada passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do município através da Lei Municipal 5837/2014.
Houve a necessidade de sua interrupção, no formato costumeiro, nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19. Foi retomado em 2022, novamente atraindo grande público à Rua Tuiuti nos posteriores.
Instituto
O Instituto de Radiologia São Lucas completou, em junho de 2022, 66 anos de pioneirismo no diagnóstico por imagem em Santa Maria. Desde 2002 sob direção do médico Carlos Alberto Biazús, mudou-se em 2004 para a atual sede. Como filosofia de trabalho, a empresa busca a humanização no atendimento aos pacientes, primando pela confiabilidade, dignidade, eficiência e calor humano.
Nas últimas décadas, além da atuação na área da saúde, a instituição tem se notabilizado também pelo apoio à cultura, educação e esporte. Dentre os quais o projeto Literaturando, da EMEF Miguel Beltrame, em Camobi; o Projeto Educação em Jogo, com a promoção permanente da prática esportiva nas modalidades de basquete e xadrez para alunos da EMEF Pinheiro Machado, no Bairro Pinheiro Machado; e o apoio ao lançamento do livro “O Câncer e Eu”, de autoria de Giovanna Castagna, em que a arquiteta relata através de crônicas o enfrentamento à doença.
Todas as iniciativas são custeadas com recursos próprios do Instituto de Radiologia São Lucas, não objetivando benefícios fiscais.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.