Por Milena Gubiani / Da Agência de Notícias da UFSM
Na última segunda-feira (9) foi inaugurada a horta em mandala no Jardim Botânico da UFSM. O projeto desenvolvido pelo curso de Agronomia, na disciplina de Construções Rurais, tem o objetivo de aprimorar o aprendizado e o crescimento dos alunos, além de entregar ao Jardim Botânico este espaço que visa auxiliar na educação ambiental das crianças visitantes, por meio dos ensinamentos sobre cuidados com hortas e alimentos. A inauguração contou com a presença dos alunos e coordenadoras que desenvolveram o projeto da horta.
Desenvolvimento da horta
O projeto foi desenvolvido pela turma de Agronomia do 8º semestre, com a coordenação do Jardim Botânico. O trabalho, realizado em equipes, contou a demarcação do espaço, construção das muretas, preparo do solo e das mudas e plantio.
A coordenadora do projeto e do curso de Agronomia, Francine Damian da Silva, explica que a ideia foi da jardineira Daiane, pois já existiu uma horta neste formato no Jardim Botânico, mas não era permanente, como essa será. “Esse formato otimiza o espaço, que aqui é pequeno, mas a horta é muito grande, tem espaço para muitas plantas. Esse formato circular ainda possibilita que toda a horta pegue sol”, destaca.
A professora ainda relata que a horta foi construída em quatro meses e a cada semestre novas plantas serão cultivadas, com a mudança de cultivos conforme as estações climatológicas. No momento, são cultivadas alface, feijão, pepino, entre outros.
Participação dos estudantes
Para a realização da horta, a turma foi dividida em equipes, que realizaram as tarefas do início ao fim da construção. A estudante Elenara Rossato destaca a importância da participação desse projeto: “Foi uma experiência única e desafiadora que deu a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso, como manejo do solo e a escolha das culturas, hortaliças, aliando a prática com a teoria, fazendo com que pudéssemos desenvolver o nosso senso de colaboração para alcançar metas e chegar no objetivo final, tanto com a turma, quanto com todos que participaram de alguma forma e ou vão usufruir da horta no futuro. E o mais legal disso tudo é que essa experiência na construção tem um objetivo maior, que é de oferecer a horta mandala para a comunidade em geral, principalmente as crianças, que vão poder mexer e cuidar da horta com o seu jeitinho curioso de querer saber como tudo funciona”.
Interação do Jardim Botânico com o curso de Agronomia
A iniciativa para construir a horta surgiu após uma visita de um grupo da Agronomia, que, ao conhecer o telhado verde do jardim, sugeriu a ideia de um espaço prático da disciplina de Construções Rurais, que proporcionaria novas experiências às crianças que vão até o local.
A diretora do Jardim Botânico, Simone Messina, destaca a necessidade de expandir o Jardim Botânico na relação com os cursos da UFSM, por meio do desenvolvimento de projetos, como a horta em mandala.
A iniciativa também amplia a experiência para quem visita o Jardim Botânico, principalmente as crianças, que são 50% desse público. “A horta surge para que possam ter experiências práticas, em oficinas de cuidados com os cultivos, pois o Jardim Botânico tem a missão da conservação das plantas e educação ambiental”, afirma Simone.
Para quem deseja visitar a horta em mandala e o Jardim Botânico, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos domingos, das 14h às 18h. Mais informações no site ou pelo Instagram @jardimbotanicoufsm.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Mais de um bilhão de orçamento e comemoram mandala. Não é ‘fofo’?