Por Pedro Moro (com arte de Daniel Michelon De Carli) / Da Agência de Notícias da UFSM
Os resultados da Pesquisa de Acompanhamento dos Egressos da UFSM já estão disponíveis para consulta. A pesquisa, aplicada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), faz parte do processo de Autoavaliação Institucional da Universidade. As perguntas do questionário abordam o perfil dos ex-alunos, experiência na UFSM, formação continuada, atuação profissional e comunicação institucional. Os dados obtidos podem fornecer subsídios para o acompanhamento dos objetivos institucionais do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a formulação de políticas internas, a atualização de currículos e a avaliação externa de cursos de graduação e pós-graduação.
Destaques 2017 – 2023
No painel de resultados, o público poderá acessar a aba dos destaques e conferir índices com melhores avaliações. Abaixo você confere um resumo dos principais destaques desta edição da pesquisa:
Em relação à atuação profissional, 74% dos respondentes afirmaram estar trabalhando em suas áreas de formação. Nesse sentido, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) se destacou ao registrar que 84% dos seus egressos estão atuando em profissões relacionadas com suas formações. O questionário abordou a satisfação com os empregos: os egressos do Colégio Técnico Industrial da UFSM (CTISM) se destacaram com 75% de respostas positivas. 85% dos egressos do pós-doutorado contentes com seus empregos.
Além disso, a percepção dos egressos sobre a UFSM recebeu avaliações positivas na pesquisa. Em uma escala de 1 a 6, a UFSM recebeu uma nota geral de 5,4, sendo o item “Sinto orgulho de ter estudado na UFSM” o mais bem avaliado da pesquisa. No painel de resultados existe a ‘nuvem de palavras’, uma categoria do site que apresenta as palavras mais citadas pelos egressos em seus depoimentos — apresentados anonimamente — sobre a UFSM. Dentre as palavras, ‘orgulho’ foi uma das mais repetidas pelos ex-alunos.
Abaixo estão alguns dos depoimentos registrados na pesquisa:
“A UFSM é uma das melhores universidades do país, e eu sinto um orgulho imenso por ter sido aluna da instituição. Hoje meu filho também é aluno da UFSM, e desejo que a Universidade siga sendo referência no país. Parabéns pelo excelente trabalho de vocês.”
“Tenho orgulho da UFSM. Que todos os alunos possam aproveitar e desfrutar da grande qualidade que a instituição oferece. Agradeço aos professores e funcionários de toda universidade por manter e zelar tudo com grande qualidade. Que permaneça assim!”
“Sou apaixonada pela UFSM e tenho muito orgulho da minha formação acadêmica nessa instituição que considero completa! Espero poder contribuir sempre para o aperfeiçoamento desta que considerarei eternamente minha segunda casa.”
Ainda nessa linha, o relatório trouxe os resultados do Net Promoter Score (NPS). Esse índice, que varia de -100 a 100, é o medidor da probabilidade do egresso indicar a UFSM para um amigo e familiar. Nesta edição, a Universidade recebeu um NPS de 85, um indicativo de excelência nos serviços prestados.
Em relação a continuidade da vida acadêmica, a pesquisa registrou que 57% dos egressos de graduação estão cursando ou concluíram outro curso superior na mesma área. Dos respondentes do ensino médio, 91% ingressaram no ensino superior e 52% seguiram seus estudos na UFSM.
A pesquisa também revelou dados sobre distribuição salarial por gênero. Nesse sentido, evidenciou-se uma diferença salarial, onde homens possuem maior remuneração em relação às mulheres. Tendo isso em mente, o relatório destaca que essa diferença se reduz conforme o aumento da escolaridade.
Os resultados detalhados da pesquisa podem ser conferidos no painel disponível na página Avaliação Institucional
Perspectiva de futuro
Nesta edição, uma parte da pesquisa dedicou uma seção às preferências dos egressos em relação à interação com a UFSM. O questionário apresentou iniciativas que ainda não foram criadas a fim de verificar em quais delas os egressos apresentam maior afinidade. Segundo a equipe da COPLAI, esses resultados poderão ajudar a direcionar ações futuras para fortalecer o relacionamento da Universidade com os ex-alunos.
Acompanhamento de Egressos
A pesquisa foi realizada pela primeira vez em 2017. Na época, o público-alvo do relatório foram apenas os alunos de graduação que concluíram seus cursos entre 2013 e 2016. A intenção do CPA era aplicar a pesquisa a cada cinco anos, no entanto, devido a pandemia de Covid-19, a pesquisa foi inicialmente adiada para 2023, mas a CPA optou por aguardar o término da construção da Política de Acompanhamento de Egressos. Em 2024, a pesquisa voltou a ser realizada. O questionário ficou aberto entre 20 de fevereiro e 20 de setembro, para ser respondido voluntariamente via Google Forms. O formulário foi divulgado através de uma notificação enviada ao último e-mail cadastrado pelo egresso. Além disso, houve a divulgação institucional nas redes sociais e site da UFSM.
Nesta edição, a pesquisa abrangeu ex-alunos de todos os níveis de ensino, seja na modalidade presencial ou a distância, que tenham concluído seus cursos entre 2017 e 2023. O relatório final revelou que 4.557 egressos participaram da pesquisa durante todo o período. A participação foi significativamente maior entre alunos que se formaram mais recentemente. Só em 2023, 1.016 ex-alunos responderam às questões, o que representa um avanço em relação ao ano inicial da pesquisa, o qual registrou 423 respostas. O painel de resultados da pesquisa revelou ainda que 183 do total de respondentes estão residindo fora do país, sendo a maioria da Europa.
Além da CPA, as pró-reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e a Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT) também participaram da construção da pesquisa. Os dados finais foram tratados em parceria entre a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI), Coordenadoria de Planejamento Informacional (COPLIN) e Centro de Processamento de Dados (CPD). A principal ferramenta utilizada para o tratamento e organização dos resultados foi o Power Bi.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Tosca peça de publicidade. Só elogios, ninguém apontou desafios ou pontos de melhoria. Rubens Ricupero fazendo escola.